Domingo estudaremos sobre a brevidade da vida e a certeza da morte em nossa escola bíblica dominical e, preparando-me para isso, pensei num livro que li recentemente, sobre o qual, a partir de agora, falo um pouco mais.
Trata-se de "O Pequeno Livros dos Mortos" de Sammis Reachers, uma coletânea de 19 breves contos, todos, de uma forma ou de outra, tratando do tema 'morte'. Recebi um exemplar de presente do próprio autor e gostei demais como enfatizo no vídeo abaixo. Agradeço ao irmão Sammis pelo precioso presente.
Os contos são bem variados, incluindo poesia, ficção, drama, romance e ação. Todos são muito bem escritos e chamativos. As histórias prendem nossa atenção e, alguns deles, com certeza, dariam bons romances completos.
É um livro pesado, com linguagem forte, as vezes provocativo e com descrições vívidas da realidade, afinal, trata da morte, porém é extremamente reflexivo. Envolve uma mistura de fatos, pessoas e locais reais com ficção, o que torna a obra ainda mais cativante e chamativa. Algumas histórias são bem envolventes e emocionantes.
De modo especial gostei como o evangelho é apresentado e a forma como Deus, Jesus, a Bíblia, a vida cristã, a igreja e a eternidade são descritos de forma natural e não forçada. Além, é claro, do desafio para que anunciemos, com mais convicção e dedicação, a mensagem daquele que é a solução para a morte; Jesus.
Para mim, as histórias mais marcantes foram:
1- Redenções: Pela vivacidade dos acontecimentos. Tudo tão real que me fez perguntar ao autor se ele, de fato, havia passado por aquela situação.
2- Degelo: Uma fantástica ficção científica que daria, sem sombra de dúvida, um livro completo. Muito, mas muito interessante mesmo. Digna de um filme de Hollywood ou de uma séria da Netflix.
3- Guido: Por me fazer refletir sobre as oportunidades perdidas e desperdiçadas de falar de Cristo aos amigos e conhecidos. É triste saber que esperamos tanto o momento perfeito para anunciar o evangelho e, quando vemos, é tarde demais. Meditei muito nisso ao ler esta história.
4- Morcego & Sinistro: Pela simpatia com os personagens, o carisma e a identificação. Parece até que os conhecemos. Nos envolvemos com eles e sofremos com suas lutas. Me senti no Rio de Janeiro ao lado destes jovens cariocas. Uma história triste, mas muito real em nosso país e em tantos outros lugares do mundo...
5- Carta do Pracinha Dirceu para a Jovem Marília: Pela beleza poética, o romance e amor descrito na época da segunda guerra mundial. Muito bonito mesmo.
Enfim, um ótimo livro de um poeta cristão brasileiro, um autor que sabe muito bem usar as palavras. Recomendo sua leitura e o investimento. Deixo abaixo a ficha técnica da obra, os meios para adquiri-la e um parágrafo que muito me marcou, referente ao conto "Guido".
Graças a Deus por Jesus Cristo, que é a vida e nos dá a vida!
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá!" João 11.25
*Título: O Pequeno Livro dos Mortos - Contos
*Autor: Sammis Reachers
*Categoria: Contos
*Editora: Letras e Versos
*Páginas: 94
Versão digital via Amazon Kindle:
E-mail do autor para aquisição da versão impressa:
sreachers@gmail.com
"Desocupado pela minha timidez em assuntos metafísicos, feliz com todo aquele clima de hilariante diversão, temia 'quebrar o encanto' de nossa incipiente amizade, e jamais lhe falei de Cristo. Adiava para amanhã, o ideal amanhã esculpido em outro, e imaginava-me chamando-o até um canto do bar para termos uma conversa, dessa vez 'séria'." Guido - pg. 40
Boa leitura a todos e que Deus seja louvado!
Luiz Miguel
Boa leitura a todos e que Deus seja louvado!
Luiz Miguel
2 comentários:
Meu nobre amigo,
fico feliz pela boa recepção que este humilde livro encontrou junto a ti. Obrigado por compartilhar suas percepções e divulgar nosso trabalho.
Deus lhe abençoe sempre mais!
Eu que agradeço meu amigo.
Continue escrevendo, para a glória de Deus.
Forte abraço!!!
Postar um comentário