segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Missões, a Arte de Garimpar Almas!


Olá amados irmãos,
Criei este blog para aproximar ainda mais de vocês o projeto missionário que estamos realizando em Vargem Bonita-MG. Estarei postando aqui novidades do trabalho, fotos, meditações, testemunhos, etc.
Começo com uma meditação que escrevi no início do ano passado enquanto meditava sobre a cidade de Vargem Bonita e o trabalho que temos realizado aqui, da qual também surgiu o nome do blog.
Um forte abraço, no amor de Cristo!
 


Missões – A Arte de “Garimpar” Almas


O Dicionário define Garimpar como: “Procurar (metal precioso), explorando garimpo, Procurar como que em garimpo, Selecionar (o que houver de valioso), reunindo, coligindo, Exercer o ofício de garimpeiro, Minerar.

A este ofício podemos denominar de Arte, devido à paciência obrigatória a sua prática, ao claro discernimento entre pedras comuns e preciosas e a sabedoria para selecionar os melhores locais nas margens dos rios e nos buracos dos montes para trabalhar; virtudes normalmente encontradas nos garimpeiros.

Pois foi desta Arte que surgiu a cidade de Vargem Bonita, localizada no interior do estado de Minas Gerais, a qual, devido ao seu rico solo em diamantes, atraiu, das mais variadas regiões do território nacional, um grande número de pessoas sonhadoras que se viram diante da possibilidade de adquirir grandes riquezas, fato que ajudou a antiga vila a se tornar um município.

Hoje com cerca de 2.500 habitantes, Vargem Bonita já não sobrevive às custas do garimpo, o qual, no seu auge, trouxe a cidade cerca de 30.000 pessoas ligadas diretamente ou não ao garimpo.

Infelizmente, como “nem tudo que reluz é ouro”, esta Arte de garimpar não trouxe muitos benefícios à cidade de Vargem Bonita e, muito menos, aos que dela buscavam riquezas, pois, a primeira, ao ver o fim do seu mais lucrativo meio de renda e crescimento, se encontrou na difícil tarefa de restaurar a natureza desgastada e contaminada pelo garimpo e descobrir outros meios de sobrevivência, como o Turismo, visto que a cidade é a primeira banhada pelo Rio São Francisco e está próxima a sua nascente; já os segundos, tiveram mais dificuldades em se restaurar, pois a vida no ambiente de garimpo não se compara com a arte de praticá-lo, devido ao fato de, os mesmos homens que a beira do rio e nos buracos, demonstravam tanto paciência, sabedoria e discernimento, em suas vidas pessoais refletiam completamente o oposto: Vícios como o do cigarro, drogas e principalmente o das bebidas alcoólicas, prostituição e imoralidade exagerada, desprezo pela família, ingenuidade diante dos astutos e gananciosos compradores de diamante e a falta de sabedoria parta administrar o dinheiro ganho com tanto suor, o que resultou em vidas destruídas física, emocional e, principalmente, espiritualmente.

A defesa da ecologia surgiu, o solo se desgastou, os diamantes começaram a diminuir de quantidade... o garimpo acabou, não havia mais espaço para a prática desta “Arte”(que ainda é praticada as escondidas por um pequeno número de moradores), e os inúmeros trabalhadores, diante do desmoronamento do sonho de enriquecerem, tiveram que deixar a cidade e voltar para suas terras, a maioria sem um centavo no bolso. Os que permaneceram na cidade, ou se encontravam com a saúde destruída pelo álcool, ou estavam falidos e tinham que reconstruir suas vidas de outras formas ao lado de muitas crianças sem pai, de mulheres sem sua principal fonte de renda, a prostituição, e de trabalhadores rurais das redondezas.

O tempo passou e a cidade sobreviveu, parou de crescer é verdade, mas não se acabou como aconteceu com outras antigas cidades de garimpo que desapareceram do mapa, mas redescobriu a agricultura, desenvolveu a produção de queijo, começou a investir no artesanato e, principalmente, no turismo. Atualmente, é uma cidade simples, porém bonita (como o próprio nome diz), acolhedora e agradável, como só as cidades do interior podem ser e, “devagarinho”, como é próprio aos mineiros, vai se mantendo e se desenvolvendo.

Hoje, como missionário batista pioneiro, residindo há 2 anos e 3 meses em Vargem Bonita e trabalhando ali há quase 3 anos, posso afirmar que a “arte” de garimpar precisa voltar, não mais na busca por riquezas materiais e diamantes valiosos, mas por algo muito mais valioso: as almas perdidas que são amadas por Deus!

Convivendo com o povo é fácil perceber que os estragos maiores que a antiga “arte” deixou não foram de cunho material, porém de espiritual. O estilo de vida libertino do passado junto com uma falha orientação espiritual da igreja romana, associado à superstição, ao espiritismo e a típica “desconfiança” do interior, tornou endurecido o coração dos moradores. O diabo aproveitou-se de toda a situação propícia e cegou-lhes o entendimento para que não lhes resplandeça o evangelho de Cristo, o qual, para a grande maioria é somente uma imagem, um nome religioso e uma espécie de “força espiritual” que todos acreditam seguir e servir.

Além de tudo isto, teve o triste impacto negativo de alguns religiosos, que se dizem evangélicos, que chegaram a cidade, pregando não Cristo, mas um legalismo exagerado e um evangelho falso de prosperidade e milagres baratos.

Agora, eu e minha esposa temos que, como as antigos garimpeiros, ter a paciência em esperar as pessoas e os momentos certos para apresentar o evangelho e ensinar a verdade da Palavra de Deus, mas, principalmente para ver os frutos de salvação e arrependimento serem demonstrados, também necessitamos de discernimento para perceber quem são as pessoas que estão abertas a verdade em diferença daquelas que só querem bênçãos físicas e materiais, além de um cuidado tremendo em não deixar cair das nossas mãos aquela valiosa alma que está se aproximando de Cristo como os garimpeiros faziam para não deixar cair de suas peneiras o pequeno diamante que, com tanto esforço encontraram, o que vez ou outra acontecia. Para isso, usamos a força, não braçal, mas da oração e do Espírito Santo, oferecemos o Sangue de Cristo derramado na cruz, que purifica as vidas manchadas pelo pecado ao invés do vermelho mercúrio que contaminava as águas limpas do “Velho Chico” e pregamos a maior de todas as riquezas, não a que vem dos diamantes, do ouro ou de qualquer outra preciosidade natural e passageira, mas a melhor e mais maravilhosa de todas as riquezas: A salvação eterna da alma pela Graça de Jesus Cristo através da Fé.

Assim como garimpar, esta “Arte” não é fácil, envolve lutas, desânimos, desapontamentos, desilusões, e é necessário muito amor, paciência, compaixão e poder espiritual para que, depois de efetuada a tarefa, possamos, como os garimpeiros, comemorar com intensa alegria, que os fazia esquecer todo o esforço e sofrimento, a descoberta de um pequeno diamante, o qual, no nosso caso, é cada preciosa alma salva pelo amor de nosso Senhor e Salvador Cristo Jesus.

“Esforçando-me deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado,...”Rm 15.20a
Pr Luiz Miguel de Souza Gianeli

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pastor Luis Miguel.
Que belo trabalho. Eu ficarei feliz em acompanhar por aqui esta obra e o seu ministério.
Nossas orações são para que Deus continue a lhe abençoar e que os filhos perdidos de Vargem Bonita e região sejam encontrados e voltem ao aprisco do Pastor Amado.
Um abraço fraterno,
Samuel de Assis

pr.jayrojunior disse...

Saudações Amados e preciosos irmãos; que o Senhor Jesus vos abençoe e os capacite para a realização da Obra em Vargem Bonita...
Desde já o Templo Batista Bíblico deseja aos amados, a Igreja e Cidade de Vargem Bonita um Feliz Natal e uma virada de Ano plena das Bençãos de Deus, e que ELE vos capacite a G A R I M P A R as Almas aí nesta cidade que está em nossos corações e Orações...

No Amor do Mestre - pr.jayrojunior

walter hegenberg disse...

fiquei ao mesmo tempo supreso e feliz ao ver que vc já montou seu blog. agora teremos mais proximidade com seu ministério.

Miguel, acho que não teria como vc iniciar esse blog de forma melhor. seu texto acima está riquíssimo, não só em "qualidade de escrita", mas principalmente no desafio que a exposição da necessidade espiritual desse povo traz.

que Deus abençoe vocês aí! continuamos orando por seu ministério!
abraço amigo!

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmão Samuel! Obrigado pelo apoio e pelas orações.
O nosso amado Pastor Jesus é verdadeiramente Fiel e continuará resgatando o Seu povo por Sua Graça.
Um abraço,
Pr Luiz Miguel

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Amado Pr. Jayro, muito obrigado pelo amor demonstrado a nós e a nossa querida cidade de Vargem Bonita e também pelos incentivos nos dado aqui.
Também desejamos a todosdo TBB de Caçapava um Feliz Natal e um ano novo abençoado pelo Senhor Jesus.
No amor de Cristo,
Pr. Luiz Miguel e Débora

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá Walter!
Muito bom vê-lo por aqui. Como sabe, suas sugestões foram muito sgnificativas para que eu criasse este blog.
Fico feliz que gostou do texto. Meu desejo é que todos nós possamos amar cada vez mais a obra missionário e atender ao chamado do Senhor de ir e pregar o evangelho a todos os povos e até aos confins da terra.
Obrigado por tudo, um forte abraço,
Miguel

fruto dar disse...

Olá Pr. Miguel.
Fico feliz pelo seu blog, felicidade maior sinto em saber que há casais como vocês que dedicam suas vidas para a obra missionária.
Que Deus vos abençoe grandemente, aguardo novas notícias do campo.
Em Cristo,
Pr. Ricardo e Helena.

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá Pr. Ricardo!
Obrigado pelo apoio.
Em breve estaremos colocando mais notícias no blog.
Um abraço,

Anônimo disse...

Oi Pr. gostei muito do seu blog, seu trabalho esta ótimo, espero que vc e Debora continuei sempre firmes.
saudades , Fátima,

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmã Fátima!
Obrigado pelo apoio.
Que Deus também continue abençoando seu ministério.
No amor de Cristo,
Pr. Luiz Miguel e Débora