segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nosso Clube Bíblico e uma Reflexão sobre o Ministério com Crianças


No último sábado, com apresença de 12 crianças, recomeçamos o nosso Clube Bíblico, ministério infantil que temos realizado desde outubro de 2007.
Após um mês sem esta atividade, voltamos com muitas novidades: agora a programação tem um nome, "Clube Bíblico Boas Novas" e um uniforme, que é uma camiseta personalizada que Débora e eu desenhamos e mandamos fazer.
Também preparamos um calendário com atividades especiais e específicas para cada sábado, como gincanas, passeios, trabalhos manuais e outros, além das atividades normais que são compostas de Histórias (bíblicas ou missionárias), cânticos, versículos para decorar e brincadeiras.
Pretendemos realizar um simples cerimônia de encerramento a cada fim de semestre, visando trazer os pais ou responsáveis até a igreja para que ouçam o Evangelho.
Após esta primeira reunião temos boas expectativas, as crianças ficaram empolgadas com o uniforme e com as atividades prometidas.
Irmãos, orem por nós, pois será um trabalho árduo. Somos só nós dois para fazermos tudo isso. Sabemos que haverá momentos em que estaremos cansados e com outras coisas do ministério para fazer, em que haverá muitas crianças participando ou em que as crianças não estarão tão animadas como agora, logo nascerá nosso filho e, como tem acontecido desde o início do nosso ministério aqui, os ataques do inimigo virão.
Mas sabemos também da importância deste ministério e oramos pela salvação destas crianças, pela edificação das que já foram salvas por Cristo e para que as crianças, de uma forma geral, sejam as da igreja como as da cidade, possam ter, ao menos, algumas horas durante a semana para ter um contato com a Palavra de Deus, com Jesus, com o Evangelho e com os Bons Caminhos do Nosso Deus.
Temos a certeza de que os frutos virão, de uma forma ou de outra, talvez não agora, somente no futuro, mas virão e Deus será glorificado na Obra que Ele fará na vida de cada uma dessas crianças!


A Importância do Ministério com Crianças

Pensando nisso, lanço aqui uma questão: Será que o ministério com crianças é importante? Se é, por que muitas igrejas o têm deixado de lado, o desprezado ou abandonado completamente?
Já ouvi de alguns certos motivos alegados e, pelo rumo que as igrejas tem levado, na maioria das vezes orientado pelo movimento de marketing e crescimento de igrejas podemos concluir o seguinte: Em geral, as igrejas têm abandonado o inistério com crianças pois:
1º - Não são da faixa etária ou do grupo social que a igreja visa e prioriza alcançar.
2º - Não dão resultados numérico e financeiro que a igreja visa e prioriza alcançar.
3º - Exigem muito esforço, mão de obra (pessoas), tempo, dedicação, paciência e investimento por parte da igreja, o que, comparados com os dois fatores alegados acima, não valem o "custo-benefício"
.


Irmãos, apesar disso ser razoável do ponto de vista humano, comercial, econômico e empresarial, tenho a convicção que não é bíblico e nem espiritual. A obra do Senhor, a pregação do Evangelho e o ensino da Palavra de Deus, incluindo as crianças como alvo, devem ser sim, feitos por parte da Igreja, como todo amor, carinho, esforço, dedicação e paciência possíveis. E temos algumas BOAS razões para isso:

1º - Jesus nos ordenou que pregássemos o Evangelho a TODA criatura, o que, é claro, inclui as crianças (Mt 28.18-20, Mc 16.15, Lc 24.44-48, At 1.8).
2º - As crianças são seres humanos, portanto pecadoras e precisam se arrepender para serem salvas (At 17.30, Rm 3.23, 5.12).
3º - Deus tem compaixão e amor pelas crianças e quer a salvação delas também (Jn 4.11).
4º - As crianças também devem participar do culto a Deus e devem ser ensinadas sobre Sua Lei (IICr 20.13, Ed 10.1, Ne 8.3).
5º - Devemos Inculcar nas crianças a Lei de Deus (Dt 6.1-9 - O contexto de Deuteronômio se refere a responsabilidade dos pais inculcar aos seus filhos a Palavra de Deus e a fazerem isso dentro dos seus lares. Mas sabemos que, infelizmente, a maioria dos lares hoje em dia não temem a Deus, a maioria das famílias não crêem em Jesus, a maioria dos lares estão destrídos e dominados pelo pecado, pela imoralidade, pela incredulidade, pela desunião, pela violência e pelo satanismo. Mas o mais lamentável, é que em muitos lares onde os pais são crentes, os filhos não têm recebido instrução bíblica, não têm sido educados nos caminhos do Senhor, não têm o testemunho e exemplo do pais quanto ao amor e temor a Deus e então, mesmo que nunca poderá substituir o papel do lar na instrução bíblica, a igreja deve fazer o possível para que as crianças, incluive e principalmente as da igreja, tenham, ao menos um pouco dessa instrução e um tempo para aprenderem sobre as coisas de Deus num ambiente cristão e saudável, pois durante toda a semana, tanto em seus lares, como nas ruas e nas escolas, elas estão sendo bombardeadas pelas mentiras e enganos do diabo e levadas ao mau caminho).
6º - Aquilo que as crianças aprendem hoje, determina (ou ao menos é um fator muito decisivo) o que elas serão e farão no futuro, seja para o mal ou para o bem (Pv 22.6).
7º - Deus recebe louvor e é glorificado pelas crianças, que são chamadas para louvá-lo (Sl 8.2, 148.12-13, Mt 21.15-16).
8º - Haverá crianças na Glória, muitas delas brincando de alegria - O que deixa claro que crianças serão salvas, portanto vale a pena pregar o evangelho a elas (Zc 8.5).
9º - Jesus amava e abençaova as crianças em sua vida e ministério, era rodeado por elas, nos diz que nós, adultos, devemos ter fé como elas e nos orndena que as deixemos ir até ele (Mt 19.13-14, Mc 10.13-16, Lc 18.15-17).
10º - EU e VOCÊ!
Creio que, assim como eu, muitos de vocês se converteram ou se consagraram a Deus quando crianças ou, ao menos, foram influênciados, por algo que ouviram e aprenderam sobre Deus na infância. Irmãos, eu cresci na igreja desde os 5 anos de idade e, junto com o ensino dado por minha mãe, tive o privilégio de aprender muito sobre Deus e sobre a Bíblia desde cedo, o privilégio de não viver minha infância e juventude no mundo e no pecado, não tendo hoje grandes marcas negativas desta época como muitos têm. Fui salvo por Cristo aos 13 anos de idade e chamado ao ministério logo em seguida. Até hoje, lembro-me, e muito, das histórias, lições e princípios aprendidos na EBD, nos cultinhos, nas EBFs e no OANSE e posso dizer, com toda certeza, que o que aprendi nessa época, fez mais diferença em minha vida com Deus do que o que aprendi no seminário. Portanto, olhando para minha própria vida digo com toda Convicção: "Vale a pena a igreja investir nas crianças e se esforçar para ensinar o caminho de Deus a elas, mesmo que os frutos não sejam imediatos ou da forma que queremos. Deus é soberano, fará sua obra nos corações dos pequeninos, e na eternidade (e também ainda aqui na terra) veremos o valor desse trabalho maravilhoso!"

Termino com o versículo tema do nosso Clube Bíblico: Disse Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino de Deus" (Marcos 10.14)

2 comentários:

Elaine Martins (laine) disse...

Casal amado

Aqui quem vos escreve é a palhacinha laranjinha, diretamente de SP! Ao ler suas palavras sobre o Ministério das crianças meu coraçãofoi ficando apertadode saudades de todos, com uma vontade louca de dar um "pulinho logo ai". Talvez isso não aconteça tão cedo quanto gostaria, mas saibam que eu e muitos jovens aqui de SP estamos juntos com vocês em pensamento e tudo o que pudermos fazer para ajudar, mesmo à distância faremos. Continuem contando conosco, em oração e também em ação. Mesmo online a gente se ajuda.

Não deixem de nos mandar notícias do bebê!

Aproveito para dizer que alguns jovens assumiram o desafio de seguri um plano de leitura bíblica em 2009, e eu sou um deles. Estamos muito empolgados, tanto que até abrimos um BLOG para postar nossas experiências: http://compartilhandoaverdade.blogspot.com/

Visitem, postem comentários e seria uma honra contar com um artigo escrito por vocês dos livros que estamos lendo.

Fiquem com Deus e um abraço bem apertado!

Elaine - Laranjinha

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmã Elaine,

Obrigado por seu comentário. Agradecemos as orações e o apoio que você e os jovens da IBE tem dado ao nosso ministério.
Muito obrigado pelas orações e, por favor, orem bastante mesmo por essas crianças, para qu eo Senhor faça uma grande obra na vida delas.
Que o senhor abençoe todos vocês no projeto de leitura da Bíblia. Ótimo desafio!

Um forte abraço, no amor de Cristo,
Pr. Luiz Miguel e Débora