terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Reforma Protestante e o Halloween


Ontem foram comemorados os 494 anos da "Reforma Protestante" e o desprezível (em minha opinião) "Halloween".

Diante disso, vimos muitos textos publicados, ou republicados, na internet, tanto no Facebook, quanto em Blogs, como este excelente texto do Pr. Renato Vargens: http://renatovargens.blogspot.com/2010/10/haloween-gospel.html

Que bom que alguns irmãos fazem questão de combater as artimanhas de satanás em um mundo cada vez mais indiferente quanto as coisas espirituais.

O que quero dizer é que toda esta questão envolvendo Reforme e haloween é a falta de interesse na história por parte dos crentes (e da população em geral...).

Pouquíssimos crentes sabem algo sobre a Reforma, não entendem seu valor, suas implicações e seus resultados, os quais, graças a Deus, desfrutamos até hoje. Inclusive pastores e líderes são ignorantes quanto a este importantíssimo acontecimento histórico e espiritual.

Percebo isso quando cito a história eclesiástica ou dos batista em minhas pregações e aulas; é evidente o desinteresse.

Esse já era um alerta do apóstolo Paulo aos crentes de Roma falando do Antigo Testamento: "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

Do outro lado é a mesma coisa, o povo brasileiro (inclusive os "crentes" que estão se envolvendo nisso) desconhece a história do halloween e se envolvem nessa festa somente por ser mais uma oportunidade de alegria, bagunça, envolvimento com o oculto, cultura norte-americana, etc. Que tristeza!

Não podemos ser ignorantes quanto a história, principalmente a da Igreja, para que a história que estamos escrevendo hoje seja espiritualmente marcante para as futuras gerações, assim como a Reforma foi para nós.

Se o passado causa dor, mas nos leva a refletir sobre como temos vivido e a vivermos melhor, é nele que devemos pensar, é isso que devemos comemorar, assim como foi a triste morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não adianta pensar só em festa, alegria, comemoração, brincadeiras, bagunça e coisas do tipo, isso é marca dos imíos que não levam Deus e Sua Palavra a sério.

Portanto, lembremos do que realmente importa e descartemos o "lixo" do inimigo.
"E não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas, antes, porém, reprovai-as." Efésios 5.11

Graças a Deus pela Reforma e ao Senhor Jesus Cristo toda a Glória!

Nenhum comentário: