quarta-feira, 11 de junho de 2014

Olam - Crônicas de Luz e Sombras - Uma Excelente Fantasia Cristã escrita por um brasileiro



                            

Primeiro livro da trilogia
Conheci este livro por acaso, enquanto assistia, pela internet, a Conferência Fiel para jovens no final de abril. Uma das palestras (cuja reprise pode ser vista aqui: Reprise da Conferência Fiel para Jovens 2014) foi proferida pelo pastor presbiteriano Leandro Lima na qual falava sobre a relação do cristão com as artes e apresentou o seu livro: "Olam - Crônicas de Luz e Sombras", uma literatura fantástica fundamentada na cosmovisão cristã.

Gosto muito de literatura fantástica, ou fantasia como alguns costumam dizer, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Bíblia e o cristianismo, direta ou indiretamente, tal como os livros de Tolkien, C.S. Lewis, John Bunyan e Alister McGrath (inclusive indiquei uma excelente trilogia deste último, chamada "As Crônicas de Aedyn" aqui: As Crônicas de Aedyn - Excelente Livro de Ficção Cristã), então, quando soube de Olam fiquei muito animado, ainda mais pelo fato de ter sido escrito por um brasileiro.

Desde então, procurei saber mais sobre o livro e até entrei em contato com o autor que me respondeu prontamente e, logo em seguida, parti para a leitura que logo foi concluída e, sem sombra de dúvida, indico o livro para quem gosta de uma boa e envolvente aventura. Todas as críticas que li pela internet elogiaram, e muito, o livro, mostrando a qualidade da escrita do autor brasileiro.

"Olam - Crônicas de Luz e Sombras" é o primeiro livro de uma trilogia que já conta com uma continuação "Olam - Crônicas de Mundo e Submundo" e uma terceira parte que ainda está sendo escrita, e se chamará "Olam - Crônicas de Morte e Ressurreição". O primeiro é excelente, conclui a leitura dias atrás e gostei muito, é dinâmico, cheio de ação, muitos mistérios e reviravoltas, enfim, uma aventura, realmente fantástica. A história é muito bem escrita e os personagens bem desenvolvidos, sendo o principal deles um jovem chamado Ben, mas o que mais gostei até agora foi de um guerreiro chamado Kenan.  Além disso existe o fator "alegórico" ou, digamos, a influência bíblica, teológica e espiritual sobre a história.

segundo livro da trilogia
Segundo o próprio autor, uma das maiores razões para escrever foi mostrar uma fantasia que tenha uma "cosmovisão cristã", ou seja, diferentemente dos livros deste gênero que temos por aí, que tem uma visão demoníaca, relativista, atéia e derrotista e que tem levado aos leitores, especialmente os jovens, para mais longe de Deus, Olam parte de uma visão real das coisas, ou seja, existe um Deus, existe o certo e o errado, nossas escolhas tem consequências, existe um propósito em tudo, Deus (chamado de "El" no livro) é soberano, o bem e o mal são diferentes e claramente definidos, etc.

Sem contar as alusões claras a Bíblia, tais como o mundo ser baseado no mundo do Antigo Testamento, a língua hebraica como base de tudo na história, elementos alegóricos ou insinuações bíblicas bem claras como a queda, os anjos, demônios, Jerusalém, os salmos, dentre outros. Até o cântico de Davi quando da morte de Saul e Jônatas, sobre a queda dos valentes, foi adaptado em certa parte da história.

Comecei a leitura do segundo e ainda estou intrigado, a leitura é ótima, contudo temo que se "enrole" demais, mas acho que levará a uma grande conclusão.

É preciso ficar claro que não se trata de um livro bíblico, devocional ou teológico, é uma fantasia, uma ficção, uma aventura com elementos baseados na Bíblia fundamentado numa cosmovisão onde existe um Deus soberano. É um livro para uma boa diversão, para um passatempo saudável e proveitoso, estilo "O Senhor dos Anéis" e o "O Hobbit" de Tolkien e "As Crônicas de Nárnia" de C.S. Lewis.

Enfim, agora que o livro foi adquirido pela Editora FIEL é muito provável que as vendas aumentarão bastante devido a boa estratégia de marketing da empresa e sua credibilidade entre o povo evangélico brasileiro. Seria legal se alguém levasse o livro para o exterior e, quem sabe, no futuro, vermos uma série, filme ou mesmo um desenho animado do mesmo.

Fica a dica aos jovens: deixem o relativismo e ocultismo de "Harry Potter", "Crepúsculo" e derivados ou o negativismo, violência e imoralidade de "Guerra dos Tronos" e deem uma chance a "Olam", vocês vão gostar, o autor foi muito criativo, "marcas da lapidação de El em nós" como lemos ainda no início do livro.

Se quiserem conhecer mais sobre Olam visitem o site oficial do livro neste link: Mundo Olam e a página do Facebook: Olam Crônicas.



Boa leitura e boa diversão e E adquira os livros em suas versões impressas e digitais aqui:.  

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Escrevi um ebook de fantasia chamado "Antes do Princípio".

www.antesdoprincipio.com

Dá uma olhada no site. Deixei por lá o download do prólogo e do capítulo 1. Tomara que goste!

Sinopse: Um querubim se levanta contra o reino quando sabe que uma nova raça será criada, com direito a dádivas que ele mesmo não tem. Depois disso, Helel de Tzor embarca numa alucinada busca para mudar a sua própria história. Mas certas escolhas podem mudar destinos para sempre.


Att.
Rafael Lima

Unknown disse...

Olá Rafael, obrigado pela dica e parabéns pelo trabalho. Também tenho muito vontade de escrever uma ficção e os primeiros rascunhos já estão surgindo, quem sabe um dia se Deus permitir...
Li sua sinopse e, apesar de ter um posição teológica diferente, já vi teólogos com uma posição parecida com a apresentada em seu livro. Porém sei que se trata de uma ficção e, desta forma, a imaginação vai embora.
Um forte abraço e que Deus lhe abençoe!
Luiz Miguel Gianeli