quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Qual o Valor dos Filmes Cristãos?

Um assunto muito comentado nos últimos dias é sobre o valor e o papel dos filmes chamados "Cristãos". Não falo dos filmes com temática bíblica, como "Noé" com Russell Crowe ou o próximo lançamento "Exodo: Deuses e Reis" com o Batman Crhistian Bale que contará a história de Moisés e do Êxodo, mas sim os verdadeiros filmes evangélicos como "Desafiando Gigantes", "Corajosos", "Para Salvar uma Vida", "Deixados para Trás" e o mais recente sucesso "Deus não Está Morto" (sobre o qual escreverei em breve).


Neste final de semana estréia o longa "Apocalipse" uma nova versão cinematográfica de "Deixados para Trás", baseado no primeiro livro da série de mesmo nome, que já havia recebido uma versão no início da década passada e feito relativo sucesso, ao menos no meio evangélico. Desta vez conta com o famoso ator de Hollywood: Nicolas Cage e, com certeza, chamará muita atenção dos crentes no Brasil, mas já é sucesso negativo de críticas pelo Brasil e pelo mundo, considerado um dos piores filmes já feito. Não posso afirmar isso, pois anida não assisti, mas o trailler parece mesmo fraco.



Houve muita empolgação em torno de "Deus não está Morto", algo crescente a cada novo filme cristão lançado. Alguns acham uma grande bênção, outros apenas algo legal e alguns são completamente contrários, achando algo chato e inútil.


Em minha opinião, não podemos nos empolgar muito, concordo com as críticas de que a qualidade das produções cristãs/evangélicas não podem superar e nem se aproximar das grandes produções de Hollywood (o que é obvio devido a diferença de orçamentos). Os efeitos especiais, em geral, são fracos e amadores e as atuações bem fracas (exceto no caso das produções da Sherwood Pictures, responsável pelos ótimos "Desafiando Gigantes", "Prova de Fogo" e Corajosos", cuja qualidade vem aumentando a cada nova produção, e isso em todos os sentidos, técnicos e espirituais).
























Então, voltando ao título, podemos nos perguntar qual o valor destes filmes? Podemos considerar várias questões, mas não temo dizer que os filmes cristãos tem sim seu valor e um grande valor. Confesso que algumas produções são, de verdade, muito fracas, e, em se tratando de filmes cristãos, digo na questão da apresentação do evangelho ou da verdade bíblica, como por exemplo "Para Salvar Uma Vida", que tem uma ótima proposta mas se perde em conclusões relativistas, humanistas e nada bíblicas.

Algo que muitos concordam é que o importante é o evangelho estar sendo pregado. Sim, isso é verdade, ainda mais na cultura em que vivemos, onde todos estão acostumados ao cinema e a tv, tendo, nestes filmes, talvez a única oportunidade de ouvir o evangelho e conhecer Jesus. Se o filme fizer isso, mesmo com uma produção fraca tecnicamente, creio que tem grande valor, apesar de afastar os telespectadores mais exigentes. Entendo que, como cristãos, devemos ser sal e luz da terra e influenciar a sociedade o máximo que pudermos, em todas as áreas, se possível.

Mas além disso, em minha opinião, o principal valor destes filmes é para os crentes, quando retratam a vida de mártires do passado, heróis da fé e missionários que deram sua vida pelo evangelho, pois se tratam de histórias reais e, em geral, adaptações de livros biográficos. Dentre estes, destaco o maravilhoso "Terra Selvagem", que conta a história de 5 missionários que deram sua vida pelo evangelho nas selvas do Equador nos anos 50 (escreverei sobre esta história em breve, no momento estou lendo o livro que narra a História: "Através dos Portais do Esplendor"). Este filme tem sido usado por Deus em minha vida e na vida de minha esposa para que nos dediquemos, cada vez mais, para a obra missionária.

Como ponto negativo vejo os filmes que narram histórias fictícias em cujo final tudo dá certo, todo mundo se converte, todos se arrependem dos pecados, todos os problemas são resolvidos, todos os milagres necessários acontecem, etc. A vida cristã não é assim, a vida não é assim, a Bíblia não é assim. Tal fato ilude muitos crentes e confunde outros tantos. Também me preocupa o uso exagerado de humor e comédia em algumas produções. Isso tem grande valor quando usado na medida certa, porém pode extrapolar e tirar o foco da mensagem principal.

Outro ponto negativo na maioria dos filmes é a ausência da igreja local, colocando a fé como algo somente pessoal e independente do corpo de Cristo e da comunhão com os santos. Claro que isto é para alcançar um público maior, mas tira o foco de algo fundamental na Palavra de Deus e no resultado do evangelho, que é fazer parte da família de Deus, seu povo, sua igreja.

Particularmente, não me preocupo se as produções cristãs são de grande qualidade ou possuem super efeitos especiais, me preocupo mais com a mensagem e com a fidelidade a Bíblia ou a história, além de uma apresentação do evangelho clara e não forçada, adulterada ou amenizada.

Entendo que uma dificuldade para os produtores destes filmes, além da financeira, seja a questão dos atores. Para melhorar o nível precisam de profissionais, mas ai terão que contratar incrédulos, o que não combina com a fé representada e pode perder o propósito (vide Nicolas Cage que, em "Apocalipse" representa um cristão, mas, que interpreta personagens que venderam a alma ao diabo, como em "Motoqueiro Fantasma"). É um dilema, já destacado pela Sherwood Pictures. Acho que o "amadorismo" continua sendo a melhor opção, desde que os atores se esforcem, como vemos em alguns casos.

Já que é nossa cultura e costume assistir filmes, podemos aproveitar tais produções e, como diz as Escrituras "mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal."   avaliar todas as coisas e reter o que é bom" 1 Tessalonicenses 5.21-22. Temos que avaliar e julgar tudo, prestando atenção aos detalhes e considerando biblicamente a mensagem apresentada, cuidando para não exaltar demais algo que não corresponde a verdade de nossa fé e não apoiar algo pecaminoso, herético ou biblicamente incorreto. Por exemplo, o filme "O Outro Lado do Céu" não é evangélico, porém Mórmom e muitos irmãos confundem e gostam do filme, achando-o, inclusive, edificante...

Concluindo, penso que o maior valor dos filmes cristãos ou evangélicos seja para o uso dos próprios crentes. Sim, tem seu valor evangelístico, mas é pequeno. Para nós crentes, entretanto, podemos usá-los como ponto de partida para estudos bíblicos, como ilustrações de mensagens e aulas da EBD, como forma de conhecer servos de Deus do passado como os reformadores, missionários, pastores e irmãos que viveram uma vida de fé e deram suas vidas por amor a Cristo e ao próximo (os filmes que tratam disso são os melhores em minha opinião), e também como instrumento para um tempo de comunhão entre os irmãos da igreja, além de uma opção de lazer saudável para a família. Sem nunca achar que um filme possa substituir os meio da graça e as disciplinas espirituais tais como a oração, leitura bíblica e meditação, frequência aos cultos, comunhão com os irmãos, evangelismo, etc.

Segue algumas dicas alguns bons filmes cristãos, novos e antigos:

* Terra Selvagem - Excelente!
* Corajosos
* Prova de Fogo
* Desafiando Gigantes
* A Virada (produção amadora, que originou os 3 filmes citados acima)
* O Pastor (história de um pastor na periferia dos USA)
* O Fora da Lei de Deus (história de William Tyndale, que traduziu a Bíblia para o inglês)
* John Huss (pré reformador)
* Lutero (história do reformador alemão)
* A Jornada (ficção sobre viagem no tempo mostrando os efeitos destrutivos de se relativizar as Escrituras)
* A Cruz e o Punhal
* Refúgio Secreto
* Não Identificado (sobre extraterrestres, muito esclarecedor)
* A Diretoria
* Série Torchlighters - Herósi da Fé - 3 desenhos animados:
            1- As Aventuras de Jim Elliot
            2- A história de Eric Lidell
            3- A História de John Bunnyan  
* Carruagens de Fogo (vencedor do Oscar em 1981 - não é necessariamente cristão mas conta parte da história do cristão Eric Lidell)
* Ben-Hur - Excelente - (Vencedor de 11 Oscar e em breve terá uma nova versão, não sei se será boa como a antiga)

Outros filmes que tem seu valor:
* Deus não está Morto
* As Histórias de Jonathan Sperry (Filme para a família, muito bonito)
* Cartas para Deus
* O Fazendeiro e Deus
* Rodeio da Vida
* Deixados para Trás (a trilogia dos anos 2000)
* O Medalhão Perdido (Aventura infantil)
* O Toque
* O Peregrino (tem uma versão antiga e outra atual)
* E Se... Você Tivesse Uma Segunda Chance
* Em Seus Passos o Que Faria Jesus?
* Respostas do passado
* 2º chance
* Filmes da COMEV - tem várias filmes, alguns interessantes.
* Super Crente (comédia dos anos 80)

Filmes Fracos e Ruins
* Para Salvar Uma Vida (boa proposta, mas se perde no desenvolvimento e conclusão)
* O Inferno em Chamas
* Estrada para Redenção
* Deuses do Asfalto 

Outros que ainda não conheço:
* O Poder da Graça
* Amor Incondicional - A História de Oséias

E você, qual a sua opinião? Tem uma sugestão de um bom filme cristão?

Pr. Luiz Miguel
  






2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Pr. muito bons seus comentários, gostei das colocações, há que se ter muito critério mesmo em relação aos filmes que se propõe a intitular-se "evangélicos". Mas temos bons títulos com certeza, um que não vi em sua lista e seria bom assistir tem o nome "O Caminho Para a Eternidade". Já lançaram uma segunda edição do filme, porém nesta penso que tentaram colocar muitos elementos para atrair talvez a atenção dos jovens com alguma ação e um enredo estranho que na verdade nada tinha a ver com a proposta do primeiro filme que gostei demais, muito bom mesmo. Outro filme que conta uma boa história baseada em fatos reais e inclui a questão da igreja local tem o nome "De Volta pra Casa". Você pode encontrá-los no site "http://www.gospelgoods.com.br/". Outro filme excelente: "Cartas para Deus". Grande abraço, Pr. que Deus abençoe sua família e ministério. Victor Kepler - Tatuí-SP

Unknown disse...

Olá irmão Victor. Obrigado pelo comentário e pela dica de "O Caminho para a Eternidade". Já ouvimos falar deste filme e vou procurá-lo para assistir. "De Volta para Casa" também não conhecemos, mas ficamos interessados e o "Cartas para Deus" já assistimos e gostamos, está na segunda parte da lista de filmes recomendados. Um forte abraço para sua família também. Estamos com saudades!