terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dia dos (que não são) Três, (não são) Reis (e não são) Santos

Hoje, dia 6 de janeiro, é comemorado o dia de “Santos Reis”, uma idolatria muito forte em várias regiões do Brasil, inclusive aqui na Serra da Canastra-MG, onde muitas pessoas são escravas dos supostos “Baltazar, Belchior e Gaspar”, amando tais homens, confiando neles suas vidas, pedindo para eles a chuva e outras bênçãos, oferecendo sacrifícios, ofertas, músicas, leilões, folias, festas, culto e louvor.
Quando conhecemos as Escrituras Sagradas, lamentamos tal fato, pois sabemos que aqueles que presentearam a Jesus um tempo após o seu nascimento, não eram três, não eram reis e não eram santos, mas eram “uns magos do oriente”:

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.” Mateus 2.1

Além disso, não chegaram na manjedoura como é popularmente aceito, mas entraram numa casa, onde José, Maria e o menino Jesus estavam, como vemos em Mateus 2.9-11:

“2.9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. 2.10   E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 2.11   Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”

O Fato é que tais sábios foram adorar ao verdadeiro e único Santo Rei, Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, e é o mesmo que devemos fazer. Só existe um digno de adoração e só existe um Salvador e este é Jesus.

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4.12


Oremos para que o Senhor Jesus abra os olhos dos devotos dos “santos reis”, libertando-os da idolatria e levando-os a fé Nele, o único que pode salvar e ajudar o ser-humano pecador. 

Pr. Luiz Miguel

Nenhum comentário: