quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Dica de Livro: "Autismo - Ajudando Famílias" de Marcelo Martins


Débora e eu temos lido e pesquisado bastante sobre autismo nos últimos meses e, na viagem que fizemos em Julho, fomos abençoados com um presente especial pelo irmão Valentin de Campinas; o livro "Autismo - Ajudando Famílias" do Pr. Marcelo Martins.

Há muito tempo tínhamos interesse neste livro, pois Pr. Marcelo foi nosso professor no Seminário (Débora estudou com ele, eu não tive este privilégio, contudo ouvi suas pregações na Capela e em outras ocasiões durante os anos que vivemos em Pinhais/PR) e sabíamos que sua obra seria de grande valor sobre o assunto.
Pr. Marcelo com seu livro

O livro "Autismo - Ajudando Famílias" é a dissertação de Mestrado do Pr. Marcelo para seu curso de Pós-Graduação, publicado pela EST (Escola Superior de Teologia) em parceria com a Editora Sinodal (algo que achei muito legal e proveitoso, que muitas instituições têm feito atualmente e que, além de valorizar o trabalho do aluno, enaltecem, e propagam, o nome da instituição), faz parte da séria "Teses e Dissertações" e já está em sua segundo edição. Possui duzentas (200) páginas e tem na capa a foto do Paulo, filho do autor, em um Quebra-Cabeça que é um dos símbolos do autismo.

Apesar da profundidade e complexidade do tema, a leitura do livro é leve, agradável e seu conteúdo muito prático. É dividido em quatro capítulos, sendo que o primeiro relata a situação real de uma família cujo filho é portador do autismo, que é o caso do autor, pois seu segundo filho, Paulo, é autista, sendo um trecho muito vívido sobre como é lidar com esta questão. O segundo capítulo procura trabalhar mais o que é o autismo segundo a literatura e a história, o que é família e o cuidado necessário para alguém com esta, ou outras, síndromes ou deficiências. O terceiro e o quarto capítulo estão interligados, tratando do aconselhamento pastoral em sua definição e de conselhos práticos para sua execução na ajuda de famílias com filhos autistas ou com qualquer outra dificuldade (isso me ajudou muito pois, durante a leitura do livro, estive lidando com um amigo enfermo, internado no hospital, com as lutas de sua família e, por fim, com sua morte e o luto dos entes queridos. Pude colocar em prática alguns dos princípios e conselhos aqui apresentados e louvo a Deus por isso). 

Gostara de indicar o livro do Pr. Marcelo a todos que desejam saber mais sobre o autismo, entender a realidade de alguém que convive com esta situação dia a dia e aprender princípios e conselhos que podem ajudar no aconselhamento e apoio as famílias que enfrentam esta, ou outras dificuldades.

Sempre apontando para Deus e para Seu Filho Jesus Cristo como o consolo, a força e a solução, o livro é prático, útil e edificante e nos ajudou muito na compreensão do autismo e de outras síndromes semelhantes.

Cadastrei o livro no SKOOB para que mais pessoas tivessem acesso ao seu conteúdo: Autismo - Ajudando Famílias no Skoob

Parabenizo o Pr. Marcelo pelo trabalho e a EST pela publicação deste valioso material.

Você pode saber mais sobre o livro na página da Editora Sinodal neste link: "Dissertação sobre autismo é publicada pela Sinodal"

E adquirir o livro clicando aqui:   "Autismo - Ajudando Famílias"

Deus abençoe a todos!
Pr. Luiz Miguel
      

3 comentários:

Resenhas Cristãs disse...

Legal. Parece um livro ótimo!

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá Bruno. Sim, é muito bom. Recomendo para sua biblioteca. Abraço!

Anônimo disse...

Eu não estou conseguindo acessar o livro no skoob e na editora não tem mais.