quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Análise do livro: As Crônicas de Olam 3 - Morte e Ressurreição

Após 3 anos de espera, finalmente conclui a leitura desta fantástica trilogia chamada Olam (sobre a qual já escrevi aqui: Crônicas de Luz e Sombras) e compartilho um pouco desta experiência!


Em novembro a editora FIEL, através do selo Tolk, iniciou as vendas do terceiro e último livro da saga de fantasia cristã escrita por LL. Wurlitzer, mais conhecido como Leandro Lima.

O livro tem mais de 500 páginas (516 para ser exato) e é muito bem produzido, com papel levemente amarelado, com o mapa de Olam no início e um capa muito linda (na ficha ortográfica diz se tratar da batalha de Nod, retratada no livro 2, mas na verdade, se trata de uma cena da batalha de Kerachir, a cidade gelada dos Rions). Entretanto, as letras são muito pequenas, prejudicando um pouco o prazer da leitura. Em relação a erros de português ou digitação, notei apenas uns dois. 

A FIEL está de parabéns pelo envio (os correios não, pois demorou muito, 13 dias, o limite anunciado pela editora na pré-venda...), o livro veio muito bem embalado, protegido e acompanhado de dois brindes especiais: O e-book  "A Comunidade Cativante", que pude compartilhar com quatro amigos e um Curso Online sobre as Cinco Solas que, se Deus permitir, pretendo fazer em 2018. Gostei muito disso. Ponto para a FIEL!
Brindes mais que especiais!

Em relação ao livro, fiquei preocupado em encontrar mudanças significativas em comparação com as edições antigas, produzidas pelo próprio autor (as que possuo do livro 1 - Luz e Trevas e do livro 2 - Mundo e Submundo, cujas capas são bem mais bonitas do que as novas em minha opinião, ao menos, mais marcantes), afinal, não tinha condições ou interesse em adquirir novamente os mesmos livros e ler tudo novamente por conta de algumas mudanças na narrativa e em determinadas descrições, mas não tive problema algum, a história se seguiu normalmente e foi como se estivesse lendo o mesmo livro, não percebi nenhuma mudança que afetasse a continuidade ou compreensão da história. 

Aliás, aproveito o contexto para reforçar o que li em alguns comentários na página das Crônicas de Olam no Facebook: Quem acompanhava a série desde o início, foi prejudicado com o lançamento das novas edições, especialmente pelo tempo de espera pelo capítulo final. Eu mesmo aguardei três anos, pois li os dois primeiros em 2014, logo após descobri-los enquanto assitia online uma conferência FIEL. Mas tudo bem, era a forma de alcançar novos leitores e expandir o alcance da obra e, no final das contas, ninguém morreu por esperar.  
Luz e Sombras antigo e novo
Mundo e Submundo antigo e novo












O livro é excelente, a história se desenrola de modo excepcional e a leitura é muito prazerosa e não tem trechos cansativos como o treinamento de Ben em Ganeden no livro 1 e a passagem pelo submundo no livro 2, as vezes, alguns trechos são até bem corridos. As batalhas são incríveis e emocionantes e os personagens tem um bom desenvolvimento, exceto Adin que, no livro que tem a maior participação, se torna o mais insuportável do trio principal, mas isso só até certo ponto... Dentre os personagens secundários, Icarel, mais uma vez, se destaca. Meu personagem favorito! E dá uma certa saudade de Enosh, o velho latash teria sido muito útil aqui.
O livro é bem grosso...

Outra característica é que existem muitas reviravoltas, muitas mesmo, em certo ponto nem sabia mais o que aconteceria ou não, mas foi bem legal, além de acontecimentos e revelações surpreendentes e inimagináveis.

A batalha final é fantástica, épica mesmo! Digna de um grande filme como "O Retorno do Rei".

Entretanto, o principal vilão, Helel, chamado de "o senhor da escuridão", tem pouco espaço e, praticamente, só aparece em um capítulo. Depois do seu aparecimento no livro dois, pensei que sua parte na história seria mais explorada e outras coisas importantes ficam sem explicação, mas não vou falar para evitar spoilers.

Notei que as citações a El são maiores e mais explícitas neste livro, bem como as aplicações espirituais, bíblicas e teológicas, muito mais que nos dois anteriores, fato que me agradou bastante. É o livro que mais se aproxima de uma alegoria dentre os três. Também notei várias semelhanças com "O Senhor dos Anéis", mas não sei se foram propositais e uma provável brincadeira do Leandro com hiper-calvinistas e arminianos representados em dois povos que, inclusive, ficam discutindo, quando deveriam estar ajudando.   

Parabenizo o Leandro Lima pela maravilhosa trilogia e a FIEL pela ótima produção. É uma pena que acabou, mas o autor já afirmou que escreverá um livro sobre Herevel, contando a origem da fantástica espada e que será num tom mais juvenil e leve. Ficarei no aguardo!

                           
Esta obra, especialmente por ser escrita por um brasileiro, me animou a dar um passo de realizar um desejo de infância, escrever um livro de fantasia. Se Deus permitir, iniciarei esta jornada em 2018.

Termino com um dos trechos mais marcantes do livro:

" - Perfeito - retrucou Leannah. - Uma obra prima de El, reservada para poucos olhos que tê coragem suficiente para vir até aqui.
- Se fossemos apenas contemplar, eu o admiraria de bom grado... Mas escalá-lo?
- Você já se perguntou por que as coisas mais espetaculares frequentemente estão nos lugares mias distantes e inacessíveis?
- Para que ninguém seja louco o bastante de ir até lá? - Ironizou Ben.
- É um modo de El instigar nosso espírito de aventura, para que não nos acomodemos em nossa vida. É uma forma de percebermos que sempre é possível ir além, que há algo maior lá fora, além das fronteiras, além do conforto do ambiente conhecido que, de certo modo, nos torna limitados, domesticados demais. Definitivamente, o criador jamais desejou que ficássemos estacionados. Há dois modos de encarar as adversidades: Lutando com elas ou, quando é possível, usando-as a nosso favor. Mas nunca recuando, exceto se for para ganhar mais impulso."   Página 127  

Boa leitura!

2 comentários:

Resenhas Cristãs disse...

A resenha ficou perfeita, meu amigo. Conheci essa ficção através do seu blog. Li suas duas resenhas no Skoob de fiquei apaixonado pela história. Comprei o volume um e amei. Pretendo cromprar em breve os próximos volumes. Não vejo a hora de descobrir o resto. :-) parabéns pela resenha. E pelo blog!

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Que legal meu amigo, fico feliz e tenho certeza que irá gostar muito dos livros 2 e 3. Obrigado por acompanhar o blog! Deus lhe abençoe!