sábado, 23 de dezembro de 2017

Análise do Livro "Plantar Igrejas é Para os Fracos" de Mike Mckinley - Editora FIEL

 Um dos livros que mais me interessou desde que vi pela primeira vez e também um dos que comprei mais rápido. Na época do seu lançamento estávamos em Caçapava visitando igrejas da região e  aproveitamos para adquiri-lo diretamente na editora FIEL em São José dos Campos.

Voltando para casa, iniciei sua leitura imediatamente. Estávamos iniciando a implantação de uma segunda igreja, desde que começamos nosso ministério missionário, portanto, fiquei muito animado com a possibilidade de aprender lições preciosas e o título era muito sugestivo e chamativo. Sempre me vi como um fraco, incapaz de qualquer coisa diante de um chamado tão grandioso que é o de fundar igrejas.

O livro é muito bom, contudo, bem diferente do que eu esperava...


Não que seja ruim, pelo contrário, mas o título acaba sendo uma espécie de "propaganda enganosa", pois o assunto principal da obra não é a fundação de igrejas, mas a revitalização das mesmas.

As experiências do autor, Mike Mckinley, são todas nesta área de ministério e quase todos os exemplos que ele dá se referem a este tipo de trabalho, muito importante e precioso, mas que é completamente diferente de se iniciar uma igreja do zero.

Gostei muito de exemplos práticos que o livro transmite e das experiências na revitalização de algumas igrejas nos USA que estavam fechando ou que, pelas mais variadas razões, já haviam fechados suas portas. É um processo custoso, que exige muita dedicação, perseverança, oração, trabalho, paciência e amor. Mas que vale a pena pelos resultados maravilhosos e eternos produzidos pela ação do verdadeiro evangelho, da pregação expositiva e tudo pelo poder do Espírito Santo. Apesar da diferença geográfica e cultural, os princípios bíblicos são universais.

Pude notar algumas atitudes semelhantes a que minha esposa Débora e eu temos usado em nossas duas experiências na fundação de igrejas no interior de Minas Gerais e aprendi algumas lições novas. A leitura é agradável e dinâmica. O livro é curto, do tipo que podemos concluir sua leitura numa sentada só (ou duas...).

Recomendo fortemente aos irmãos que estão trabalhando na revitalização de igrejas ou que pretendem servir nesta área. Aos missionários fundadores de igrejas que já estão no campo, não terão muita novidade com o conteúdo (já terão experimentado tudo, ou quase tudo, na prática), mas aos que ainda estão se preparando para isso, leiam e estudem que ajudará bastante.

Por fim, apesar da frustração inicial, é um livro muito bom e edificante, especialmente em nos relembrar que não somos nada, somos fracos e completamente incapazes de fazer a obra de Deus por nós mesmos, o que nos leva a confiar somente no Senhor e depender Dele para a missão. Isso é essencial no ministério, seja ele de que tipo for.

Termino com um parágrafo que me chamou bastante a atenção, tocando fortemente em meu coração, com a ficha técnica do mesmo e com o link para quem quiser adquirir a obra (apenas R$ 1,99 no formato e-book por tempo limitado).    

Ficha técnica:
*Título: Plantar Igrejas é Para os Fracos - Como Deus usa pessoas confusas para plantar igrejas comuns que fazem coisas extraordinárias
*Autor: Mike Mckinley
*Título Original: Church Planting is for Wimps
*Páginas: 176
*Editora: FIEL
*Ano de lançamento: 2013

"Tenho aprendido que Deus usa pessoas atrapalhadas como eu para plantar igrejas que parecem totalmente inexpressivas para o mundo. A coisa maravilhosa é que, em sua bondade, Deus faz coisas admiráveis por meio dessas igrejas.” pg 18

Boa leitura e que Deus seja louvado!
   

Nenhum comentário: