terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Dica de Livro: A Vida de um Casal - de Miguel Jóia

Livro 1
Em julho de 2017, durante o Congresso da MBBF, fomos presenteados com dois livros do Pastor Miguel Jóia: "A Vida de Um Casal" pela irmã Juliana Botão e "A Vida de uma Casal 1940-49" pela própria MBBF.

Ambos fazem parte de uma série de livros (o terceiro já está quase pronto e o quarto em produção) escritos pelo meu "xará", pastor Miguel Jóia (Mike Jewell), missionário norte-americano que trabalha implantando igrejas Batistas em Sorocaba-SP.


Eu já tinha visto o livro no Facebook, e pensei que se tratava de um livro sobre casamento e aconselhamento conjugal, mas quando os tive em mãos, percebi que a história é um belo romance de época, contando a história de Cly e Ven, pais do pastor Miguel, numa agradável narrativa que mistura fatos e ficção.

Livro 2
Os livros são muito bons, a história simples e bonita, nos faz imaginar um filme ou seriado de época. Um belo romance, como poucos relacionamentos hoje em dia, sempre focado em Cristo, com ensinamentos e exemplos inspiradores para a vida cristã. Um período diferente do nosso, uma vida mais simples, porém o mesmo Senhor e Salvador Jesus, a mesma necessidade de fé no Soberano Senhor, as mesmas lutas, bênçãos, vitórias e dificuldades do dia a dia.

Pastor Miguel Jóia tem um jeito bem divertido e engraçado de escrever, como é característico à sua pessoa, dando um toque bem pessoal aos livros. Li os dois bem rapidamente e me sentia muito bem ao fazê-lo, imaginando as cenas e pensando nos acontecimentos da bonita história do casal. Tudo fica ainda melhor com algumas fotos que acompanham as obras, nos aproximando dos personagens principais e nos identificando com a história deles. 

O autor Miguel Jóia
Infelizmente, o título do livro não chama muito a atenção ou, como falei no início, pode levar os leitores a
pensar que se trata de um livro sobre aconselhamento conjugal, talvez algo como "A Vida de Cly e Ven" soaria melhor, mas isso não muda a qualidade da obra. Quando começamos a ler não dá vontade de parar. Os dois livros são ótimos, mas, pessoalmente, gostei mais do primeiro, apesar de me divertir muito com as aventuras e travessuras de Morris e Murray (primeiros filhos de Cly e Ven) e me emocionar com os acontecimentos durante a Segunda Guerra Mundial, no segundo.

O primeiro volume contém alguns erros de português, mas nada que atrapalhe a compreensão ou prazer na leitura e, no seu fim (página 187), a história de Balaão é atribuída ao livro bíblico de Juízes, quando o correto seria o livro de Números. Sugiro a leitura do artigo e dos comentários do irmão Bruno Felipe no blog Resenhas Cristãs: Por que livros contêm tantos erros?, para ajudar neste sentido e cativar ainda mais leitores. 

Por fim, concluo dizendo que gostei muito destes dois livros, muito mesmo. Aguardarei animado os próximos e recomendo-os à todos os leitores deste blog. Tenho certeza que apreciarão a bela história de Cly e Ven. 

Caso desejem conhecer mais sobre este livros, deixo abaixo o link das páginas deles no Skoob e, se quiserem adquiri-los, podem falar diretamente com o pastor Miguel Jóia em sua página do Facebook: A Vida de um Casal

Ficha técnica:                                                                      
Título: A Vida de Um Casal
Autor: Miguel Jóia
Editora: Recanto das Letras
Páginas: 188
Ano: 2015     
Página no Skoob: A Vida de Um Casal

Ficha técnica:
Título: A Vida de Um Casal - 1940-49
Autor: Miguel Jóia
Editora: Recanto das Letras
Páginas: 168
Ano: 2016     
Página no Skoob: A Vida de um Casal - 1940-49

Deus abençoe a todos e boa leitura!
Luiz Miguel

6 comentários:

Elma Morais disse...

Caro Pastor

Muito boa a sua resenha crítica. Concordo com cada palavra. Tenho acompanhado o amigo Pastor Miguel em sua caminhada literária. Não sabe, mas o autor vem desenvolvendo ao longo destes anos, a capacidade da escrita criativa. Sou de Fortaleza e em nosso clube do leitor temos lido e debatido a linda história deste casal. Realmente, ainda observamos alguns erros, mas nada que desvalorize o contexto da história, vamos ter mais cuidado neste terceiro volume.
Sei, o quanto é duro a tarefa de publicar um livro e de vendê-los, haja visto que o hábito de investir em literatura não é do brasileiro. Também lutamos com o desejo de que a nossa literatura seja aceita em uma editora cristã, e como estas portas se fecham para nós, escritores emergentes. (também sou escritora) Contudo, o nosso alvo é escrever uma literatura suave, mas que venha edificar o leitor dentro dos princípios divinos que alicerçam a nossa existência. Agradeço por ter lido, agradeço pelo valor de suas palavras, pois precisamos de incentivo nesta caminhada.

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmã Elma, agradeço o comentário e parabenizo os irmãos pelo trabalho em conjunto, esta ficando excelente. O segundo já estava bem melhor. Tenho um livro de poesias da irmã, que também foi presente da missionária Juliana Botão. Entendo perfeitamente a luta de vocês, já escrevi dois livros e tenho trabalhado num terceiro e, diante das dificuldades editoriais, tenho procurado outros meios. É pouco, mas, assim como vocês, me alegro em compartilhar um pouco da Palavra de Deus.
Que o Senhor continue abençoando o ministério de vocês e estarei aguardando os próximos volumes desta ela história.
No amor de Cristo,
Pr. Luiz Miguel

Resenhas Cristãs disse...

Muito bacana a resenha. Sabe, ser sincero é essencial. Mesmo com as críticas negativas sobre o livro ainda assim eu me interessei por ele. Parece muito bacana uma história real contada em forma de ficção. Sobretudo sendo de um casal norte-americano. Parabéns pela resenha, irmão. Quero ler esse livro no futuro. Vou colocar na meu Skoob agora. Fico ansioso com suas resenhas. Pena que a frequencia atual seja pequena. Você resenha bem e seria interessante programar uma meta semanal de resenha. Pelo menos uma vez por semana. 😊

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Que bom que gostou da resenha irmão Bruno, isso me alegra, especialmente por vir de alguém que tem um blog só sobre elas. Em relação ao livro, tenho certeza que irá gostar, é uma história muito bonita e a leitura extremamente agradável. Pastor Miguel Jóia tem um estilo de escrita cativante e, juntamente com sua equipe, tem feito um trabalho cheio de amor e dedicação. Vale a pena!
Em relação a frequência das resenhas,eu gosto de fazê-las, e gostaria de resenhas todos os livros que leio (ou quase todos...), mas não é possível diante das pregações e aulas que preciso preparar, além das demais atividades do ministério e família. Por isso não estipulo um prazo e tento fazer quando tenho um tempo. Mas vou tentar escrever um pouco mais este ano.
Quando ler os livros, por favor, me diga o que achou. Forte abraço e que Deus lhe abençoe!

jewellpage disse...

Adoraria se o senhor pastor poderia escrever um prefácio por meu terceiro livro. Ia usar seu comentários aqui mas a minha parceira Elma Sales Morais falou que não posso. Tem como escrever algo pastor?

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá Pr. Michael Jewell, será um prazer. Pode contar comigo. Deus abençoe grandemente!