quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Kimiom de Merídia - Excelente Ficção Infanto Juvenil

Recentemente conclui a leitura do livro "Kimiom de Merídia" uma grande aventura que, desde que descobri, fiquei muito curioso para conhecer mais a fundo.

Recebi o livro do autor no dia 17 de Maio, data do meu aniversário (vejam o vídeo abaixo) e iniciei a leitura no dia 25 do mesmo mês, data do aniversário dele. Totalmente por "coincidência", isso acabou se tornando algo bem legal. Mas sabemos que não existem coincidências, porém tudo é governado pela providência de um Deus soberano e perfeito. Aliás, este dilema entre destino e acaso envolve toda a trama da obra.

Escrito pelo jovem Caio Galeno, de 17 anos, esta fantasia, iniciada quando ele tinha apenas 11 anos de idade, é a primeira parte de uma trilogia que narra as aventuras de Kimiom, uma rapaz que perdeu o pai e cuja família vive envolta em mistérios. Tudo se passa numa espécie de futuro distópico, no qual o reino de Merídia é governado por um terrível ditador.


No meio de encontros e desencontros, Kimiom vai, aos poucos, descobrindo fatos sobre o passado de sua família e de si mesmo, desenvolve amizades e aprende a lutar, enfrentando inúmeros desafios muito além do que imagina.

O jovem autor Caio Galeno
Viajando pelo interessante mundo criado pelo autor, Kimiom e seus amigos descobrem lugares exóticos, personagens poderosos e precisam lidar com grandes dilemas pessoais. Aliás, o desenvolvimento dos personagens principais é fator marcante ao longo do livro.
A ambientação do livro é fortemente influenciada pela cultura oriental, em especial por animes e mangás, tão comuns entre adolescentes e jovens. Percebi elementos de Naruto e Avatar a lenda de Aang, mas o autor disse ter usado ideias tiradas de outras obras como séries que assitiu e livros que leu. Deu uma mistura interessante. Lendo isso, lembrei-me de minha adolescência quando, após assistir Cavaleiros do Zodíaco e outros animes, pegava o papel e escrevia histórias semelhantes envolvendo a mim e aos meus amigos da época. Infelizmente não fui adiante, por isso parabenizo o Caio pela dedicação, esforço e coragem em desenvolver uma grande obra iniciada ainda na infância. Muito legal mesmo! 

A história é cheio de descobertas, lutas incríveis, golpes e magias e, no geral, mantém um tom leve e descontraído pela amizade e brincadeiras entre os personagens principais, mas também trata de perdas, lutas, angústias e aflições que cercam os mesmos. Recheada de muita fantasia a trama é bem desenvolvida, bem como a geografia dos locais, os idiomas e suas histórias. Caio foi bem coerente na forma como descreve o universo criado por ele. O livro acompanha ainda um mapa que nos ajuda a localizar os locais dos eventos.   
Minha esposa Débora e eu com nosso exemplar de Kimiom
Publicado pela editora UpBooks, Kimiom de Merídia possui uma bela capa e material de qualidade. Foi fruto de muito trabalho do jovem autor e um sonho que se tornou realidade devido o apoio de familiares e amigos. Um verdadeiro milagre como ele mesmo me disse e algo pelo qual glorifica e agradece a Cristo a quem deseja servir. Caio já vendeu quase 100 unidades e tem divulgado sua obra através de palestras em escolas, incentivando a literatura entre jovens e adolescentes de seu estado. Muito comunicativo e simpático, este irmão em Cristo, que mora em Fortaleza CE, se tornou mais um amigo que ganhei através do mundo virtual, além de mais um incentivo para que, um dia, eu também venha a escrever uma obra de fantasia.

Indico Kimiom de Merídia a todos que gostam de ficção e fantasia e, especialmente aos jovens e adolescentes que gostam de uma boa aventura. Termino com um belo parágrafo da obra e logo abaixo deixo a ficha técnica, o link para quem quiser adquirir seu exemplar e o blog pessoal do autor aos que desejarem conhecê-lo melhor.

“Não sabemos nossos destinos, mas sabemos que todos terminam com a morte. Para alguns, o ponto final é colocado após algumas palavras, outros, criam páginas e páginas de aventuras e sentimentos. Não sei o meu fim, não sei o que pode acontecer no futuro, mas eu juro... – Respirei fundo. – pelo suor que escorre em meu rosto... pelo sangue que corre em minhas veias... pelo coração que bate em meu peito... Eu vou proteger o que amo! Eu vou proteger as pessoas deste mundo! Eu vou libertar Merídia! – Gritei. – E por mais que me persigam, nada vai deter a Esperança!”


* Ficha Técnica:
   - Título: Kimom de Merídia
   - Autor: Caio Galeno
   - Categoria: Ficção
   - Editora: UpBooks
   - Páginas: 204
   - Formato: 16x23

* Adquira o seu: Kimiom de Merídia - Editora UpBooks

* Escrito no Sangue: Blog pessoal do autor Caio Galeno

Parabéns ao Caio Galeno e boa leitura a todos. Que Deus vos abençoe!  
                 

Nenhum comentário: