quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viagem ao Cariri Parte 2 - A Cidade de Juazeiro do Norte


Em nossa viagem ao Ceará tivemos o privilégio de conhecer, mesmo que rapidamente, 3 cidades: Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, mas a maior parte do tempo, ficamos em Juazeiro.

E nossa experiência ali foi muito positiva, conhecemos uma cidade em crescente desenvolvimento, muitas empresas, faculdades, hospital de primeiro mundo, comércio muito forte e inúmeras oportunidades de emprego à população.

Foi-se o tempo em que os nordestinos precisavam vir para São Paulo ou outras cidades do sudeste em busca de uma vida melhor. De forma geral, o nordeste tem se desenvolvido bastante e a qualidade de vida da população melhora imensamente.

Para aqueles que ainda pensam que em Juazeiro encontramos seca, fome e miséria, esqueçam, o que encontramos ali foi muita fartura, abundância de água, muito verde e um progresso considerável. A cidade de 250 mil habitantes está cheia de novas construções, além do aeroporto, shopping center, grandes redes de hipermercados, carros e motos, muitas motos.




Um único ponto negativo que percebemos foi a falta de saneamento básico em algumas áreas, com o esgoto das cozinhas sendo jogados nas ruas. Algo que, se os governantes resolverem, melhorará ainda mais a imagem de Juazeiro do Norte.

Algumas experiências interessantes que tivemos nas outras cidades foram: tomar um típico café da manhã cearense no "Veio do Caldo", conhecida lanchonete do Crato e desfrutar de um dia muito agradável no Balneário do Caldas em Barbalha, lugar lindo, cheio de água e muito verde, ótimo para passear com a família.



















Triste mesmo foi conhecer a área do Horto, onde se localiza a estátua do padre Cícero e onde acontecem as grandes romarias em adoração ao fundador de Juazeiro. O clima ali era muito pesado, muita idolatria, pobreza, sujeira e pouca gente (o que muda completamente nas épocas das grandes romarias). Essa visita nos fez perceber quanto o povo de Juazeiro e região ainda precisam do Evangelho salvador de Jesus Cristo.

Conhecer o estado do Cará foi muito especial para nossa família a cidade de Juazeiro e a região do Carri agora estão em nossos corações. Assim que o Senhor permitir queremos voltar e reencontrar os amados amigos que ali fizemos.

Nenhum comentário: