quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Livro: "Através dos Portais do Esplendor" - Uma Linda História Missionária

 Hoje realizei um sonho, o de ler o livro "Através dos Portais do Esplendor", lançado, originalmente, em 1956 sob o título "Through Gates of Splendor" e escrito por Elisabeth Elliot, viúva do missionário Jim Elliot. O livro conta detalhes da história de 5 missionários mortos por índios das selvas equatorianas, no que ficou conhecido como "Operação Auca".


Só agora, mais precisamente em 2013, é que o livro foi lançado aqui no Brasil pela Edições Vida Nova (veja a página do livro aqui: Através dos Portais do Esplendor - Vida Nova onde também pode ser assistido um vídeo de apresentação do livro) e, consegui adquiri-lo poucos dias atrás e agradeço a Deus pela oportunidade de ler e conhecer mais sobre esta maravilhosa história.

Não me lembro exatamente a primeira vez que ouvi falar deste acontecimento, provavelmente na época de seminário (entre 2001 e 2005), mas conheci melhor a vida de Jim Elliot, Nate Saint, Pete Fleming, Roger Youderian e Ed MacCully em 2006 quando, completamente por acaso, descobri numa locadora de filmes em Vargem Bonita o filme "Terra Selvagem" ("End of The Spear" no original, lançado em 2005 e baseado no livro de mesmo nome, escrito por Steve Saint, filho do piloto Nate Saint - ainda não foi traduzido para o português).

Débora e eu assistimos o filme e ficamos muito emocionados e tocados quanto a obra missionária e o amor sacrificial aos perdidos. Depois disso, assistimos MUITAS outras vezes e se tornou um de nossos filmes preferidos e a história que relata uma motivação a mais para perseverarmos firmes como missionários e fazermos isso custe o que custar.  

Em 2013 descobrimos o desenho animado "As Aventuras de Jim Elliot" da série Torchlighters e compramos o DVD para nossa filha Agnes. Ela gostou muito e assistiu várias vezes (e nós assistimos juntos), vendo novos aspectos da vida e do trabalho destes dedicados irmãos em Cristo.

Cada uma destas obras retrata aspectos e detalhes diferentes do acontecimento de 1956 e uma completa a outra, nos mostrando o amor deste irmãos por nosso Salvador Jesus Cristo, como abriram mão de carreiras de sucesso nos Estados Unidos para viverem como missionários nas selvas do Equador, de como amavam os índios e faziam de tudo para levá-los á fé em Cristo e como estavam prontos a darem suas vidas pelos Auca (hoje chamados de Waodani ou Waorani) para que ouvissem sobre Jesus Cristo.

Recomendo tanto o filme, quanto o desenho animado, mas, acima de todos, o livro "Através dos Portais do Esplendor" pois é muito mais detalhado e completo, mostrando um pouco da vida de cada um dos cinco missionários, os primeiros anos e trabalhos evangelísticos no Equador, toda a preparação para a "Operação Auca", o desfecho dramático da empreitada e o coração totalmente voltado para Deus, além das lutas e angústias internas dos 5 mártires, revelados por meio de seus diários e cartas as esposas e familiares.  Além disso, a edição em português possui dois capítulos adicionais, um escrito em 1958 que retrata o retorno de algumas familiares para continuarem o trabalho evangelístico entre os Auca e outro escrito em 1996 como uma espécie de "Teologia de Missões", mostrando a soberania de Deus na vida e na obra dos seus servos que obedecem a Grande Comissão.


Não temo afirmar que, depois da Palavra de Deus e do chamado soberano de meus Senhor e Salvador Jesus, a vida, as palavras e o exemplo destes homens e suas esposas tem sido para mim e para minha família, o maior motivador na obra missionária. Queremos permanecer firmes nesta missão, levando a mensagem de Cristo aos perdidos até o fim de nossas vidas, não importando o preço a ser pago. Queremos amar aqueles que perecem longe do Salvador, assim como Cristo nos amou e deu sua vida por nós!

Como escreveu Jim Ellitot em seu diário, quando ainda estava na faculdade: 
"Não é tolice dar o que não podemos manter para ganhar o que não podemos perder."  (pg 201)

Termino com algumas palavras de Nate Saint, pouco antes de partirem para o encontro decisivo com os Auca, citadas na página 206 do livro: 

"Se Deus nos concedesse a visão, o termo 'sacrifício' desapareceria de nossos lábios e mente; odiaríamos as coisas que agora nos são preciosas; de repente, nossas vidas seriam curtas demais, desprezaríamos as distrações que nos roubam as horas e, com todo vigor, atacaríamos o inimigo em nome de Jesus. Que dEus nos ajude a julgar a nós mesmo à luz da eternidade que separa os Auca da compreensão do Natal e daquele que, embora rico, tornou-se pobre por nossa causa, para que sua pobreza nos fizesse ricos. Senhor Deus, fala ao meu coração e faze-me conhecer a tua vontade e a alegria de caminhar nela. Amém."

Se você é um missionário ou pretende ser, se ama missões e se envolve com isso direta ou indiretamente ou se quer entender um pouco melhor sobre a evangelização dos povos não alcançados. Leia este livro e conheça esta história. Com certeza o Senhor falará ao seu coração.


Deus abençoe a todos!

Pr. Luiz Miguel
Você pode adquirir o livro clicando no link abaixo:

      

2 comentários:

Ivi disse...

Boa noite! Eu assim como você, conheci a história por acaso, alugando o filme Terra Selvagem, e assim também, comprei o do Jim para meus filhos, Nossas histórias se parecem, exceto por um porém: Tive a imensa oportunidade de conhecer a tribo Waorani, no Equador. Conheci também o neto e a bisneta de Nate Saint. Como vi que você foi tão tocado como nós por essa história, fico a disposição, caso você queira saber como fazer essa mesma viagem que fizemos! Ah, e existe outro livro, em português, que fala sobre a história deles no Equador, antes de irem para a tribo. Se chama O piloto das selvas, porém so encontrei para comprar pelo mercado livre, e é bem barato. Se te interessa, também te mando o link. Se quiser ver mais sobre nossa viajem também, entra no meu blog: www.vivenciasereticencias.blogspot.com.br (tenho detalhado lá nossa experiência de conhecer Mincaye e aprender mais ainda sobre essa história tocante!) Em Cristo...

Unknown disse...

Olá irmã Ívina, que legal a sua viagem ao Equador. Estou acompanhando no seu blog. Se um dia o Senhor permitir, seria uma grande alegria para nossa família visitar a região. Achei muito legal a forma parecida com que conhecemos tão grande história. Deus é bom em nos mostrar, em sua providência, a vida de servos tão fiéis que nos motivam a continuar firmes. Obrigado pela dica, vou procurar o "Piloto das Selvas". Que Deus abençoe sua família. No amor de Cristo, Luiz Miguel.