sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Prazer Pela Palavra

Todos sabemos que a Palavra de Deus é importante, que é sagrada, divina, santa e necessária para nossas vidas, contudo, falar que a Bíblia é um bom divertimento, uma ótima recreação e um excelente descanso, pode parecer algo completamente estranho a muitos, talvez até herético.

Muitos evangélicos tem a fama de serem carrancudos e infelizes e transmitem aos que estão ao seu redor que a vida cristã e a Bíblia é algo chato, uma espécie de "mal necessário", tipo um remédio amargo para um pobre doente.

Mas esta não é a realidade. O que vemos no Salmo 119 na vida do seu escritor é exatamente o contrário do que está acima descrito. Analisando o texto com base na versão ACF notamos algumas palavras muito interessantes sobre a relação do Salmista para com a "Lei do Senhor", vejamos:


v14 - "Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas."

v16 - "Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra."

v47 - "E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado."

v143 - "Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer."

v162 - "Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo."

v167 - "Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer."

Como vemos, a maior prazer (satisfação, alegria, contentamento) do escritor sagrado era a Palavra de Deus, nela se recreava (divertia, relaxava) e folgava (descansava, tinha alívio, alegria). Isso nos chama a atenção pois, em geral, mesmo os crentes, buscam tais sentimentos em tantas coisas como férias, passeios, televisão, livros, games, música, dinheiro, relacionamentos, festas, etc, e não na Palavra de Deus.

Nossa atitude para com a Bíblia deve mudar,ela não pode ser uma obrigação, um peso e, muito menos, um mal necessário, mas sim o nosso maior bem, o que só acontecerá quando vivermos como o salmista e, com convicção pudermos dizer: 


"Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino."
Salmo 119.127

"A minha alma tem observado os teus testemunhos: amo-os excessivamente."

Salmo 119.167


Que neste domingo, quando é comemorado o "Dia da Bíblia", já tenhamos uma nova atitude para com a Palavra santa do Senhor, um amor verdadeiro e intenso e nela, somente nela, que é uma expressão de nosso Salvador Jesus, tenhamos todo o nosso prazer. 

Amemos e nos alegremos na Palavra de Deus, mais do que em tudo e todos!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Miguel

Nenhum comentário: