sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ATUALIZADO 03/03/2018 (UTILIDADE PÚBLICA) Como Enviar Livros pelo Correio Pagando Pouco - COMPROVADO!


Atualização 07 de Março de 2018:

Infelizmente, devido as recentes mudanças nos correios e reajustes nas tarifas, o "Impresso Normal Registro Módico" agora tem o peso máximo de 2Kg e não 5Kg como citado abaixo, além disso, é preciso enfatizar e, em muitos casos (dependendo do funcionário que, como tem acontecido comigo, não conhece o serviço), insistir para que a encomenda seja enviada. Está cada dia mais difícil utilizar os serviços dos correios, devido ao péssimo atendimento, aos preços exorbitantes e ao descuido com as mercadorias. Lamentável...
_____________________________________________________

O post de hoje é um pouco diferente dos demais deste blog, contudo trata de algo útil e importante para todos, especialmente aqueles que gostam de livros como eu.

Muitos textos publicados aqui se tratam de livros que li, o que penso sobre eles e como marcaram minha vida e ministério.

Contudo, até que estes livros estejam em nossas mãos, existe todo o processo de pesquisa, compra, troca, envio, correios, etc e, muitos vezes, esta última etapa traz MUITOS problemas e dificuldades.

É bem comum passarmos por constrangimentos na hora de enviar os livros pelo correio, seja pelas "burocracias" exigidas pelos atendentes ou pelo preço exorbitante. Dias atrás, após vender um livro por meio da rede social Skoob, passei por isso e foi uma situação muito chata. Tentei enviar por "Carta Registrada", o método mais comum para encomendas pequenas, mas como passou de 500 gramas, o atendente falou que só poderia enviar por PAC, mesmo sendo um livro e que o preço seria de R$ 22,00. Como não tinha este valor, voltei para casa sem enviar o livro. 

Acontece que, voltando para casa, fui pesquisar sobre o envio de livros no site dos correios e em outros sites da internet e descobri uma modalidade especial para o envio de livros, revistas e apostilas de até 5Kg, chamado de "Impresso Normal Registro Módico", que é muito mais econômico e prático.

No outro dia voltei aos correios e enviei o livro por apenas R$ 7,50. O atendente ficou um pouco confuso quando solicitei o serviço, mas depois de um tempo, deu tudo certo e o livro foi enviado.

Para usar este serviço é necessário escrever no envelope, no lado esquerdo, abaixo do destinatário: "Impresso Normal Registro Módico"
"Fechamento Autorizado. Pode ser aberto pela ECT" 
E, na hora da postagem, pedir para enviar a encomenda por "Impresso Normal Registro Módico". Só isso! Se quiser, pode declarar o valor do livro, mas isso é opcional.

O fato é que poucos conhecem esta serviço, inclusive alguns funcionários dos correios, então é melhor estar preparado para alguma demora ou questionamentos. É possível que alguns funcionários desconheçam o serviço, que outros exijam abrir o envelope para comprovar que seja um livro (ou apostila, ou revista) ou que insistam para enviar por Sedex ou PAC (modalidades mais caras que dão mais lucro aos correios...). Mas não aceite, apenas dia que quer o impresso módico que dará certo. Esta tem sido a modalidade usada por várias livrarias e sebos online no envio de seus livros e revistas.

Caso tenha alguma dificuldade, aconselho que imprima as páginas do site dos correios que detalham o serviço. Aqui estão alguns links para facilitar: 



Espero que esta informação seja útil para você como o foi para mim.

Deus abençoe a todos!

Pr. Luiz Miguel
      

2 comentários:

Dida disse...

A Paz do Senhor, pastor. Agradeço a dica pois pra mim vai ser de grande ajuda. obrigada Abraços. Ah e parabéns pelo seu trabalho

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

De nada Gis Dida, fico feliz por ter ajudado. Obrigado pelo apoio. Deus lhe abençoe. Abraço!