sábado, 11 de fevereiro de 2017

"Uma Dobra no Tempo" - Ficção Cristã Infantil que vai virar filme pela Disney em 2018

                          

Edição que possuo da MC
Com previsão de lançamento para 2018, expectativa de uma superprodução, além de uma elenco cheio de atores famosos, está sendo gravado pela Disney, o filme "Uma Dobra no Tempo"  (A Wrinkle in Time no original).

Baseado num livro escrito pela norte-americana Madeleine L'Engle em 1962, a obra trata de uma ficção cristã voltada para o público infanto-juvenil. Atualmente é publicado no Brasil pela Editora Rocco, tendo também uma edição, publicada pela editora Oficina dos Livros chamada de "Um Atalho no tempo" e uma mais antiga, a que possuo, publicada pela editora Mundo Cristão.

Ganhei uma edição do ano 2000 quando o livro ainda era publicado pela editora Mundo Cristão e, como gosto muitos destas fantasias cristãs, separei para ler assim que fosse possível e, por acaso, fiquei sabendo do recente anuncio de que uma adaptação para o cinema está sendo feita pela Disney, então, juntando todos os fatores, logo conclui a leitura, entretanto, de todos os livros do gênero que já li, este foi o que menos gostei. Simplesmente o livro não empolga!

Capa atual pela Rocco
Pensei que seria um bom livro e a cada página esperava uma melhora, mas não... Os personagens principais, com exceção dos humanos, não tem a menor graça, suas participações são cansativas e, em momento algum, cativam o leitor. O desenvolvimento da história é lento, não sentimos noção de perigo e, simplesmente, não existe aventura ou emoção. E isso não é pelo fato de ser uma obra voltada para o público infantil, pois gosto de livros assim e já recomendei por aqui a trilogia "As Crônicas de Aedyn" e a aventura "Fuga da Ilha de Aquário". Portanto me surpreendo pelo relativo sucesso que o livro possui, especialmente nos Estados Unidos e pelo constante interesse da Disney, que já dispensou de seus estúdios o, infinitamente, melhor, "As Crônicas de Nárnia" de C.S.Lewis.

Além disso, a descrição dos planetas e seres sobrenaturais se parece muito com a trilogia cósmica de C.S. Lewis e as citações bíblicas aparecem em contextos muito estranhos, não encaixam...

Edição "alternativa"
Depois disso, descobri que um filme para a TV já foi produzido pela Disney em 2003 (A Wrinkle in Time 2003) e que existem continuações chamadas ""Um Vento na Porta" e "Um Planeta em Seu Giro Veloz", mas não me interessei em adquirir (bem, talvez um dia, se achar bem barato, por curiosidade e para ver o fim da história).

Por ser uma superprodução de Hollywood, imagino que a Disney irá retirar, por completo, os aspectos bíblicos e religiosos do livro, bem como as citações a nome de Jesus, o pouco de bom que achei no texto. Mesmo assim, creio que precisam adaptar, e muito, a história para que o filme chame a atenção dos telespectadores e gere algum lucro em sua bilheteria.

Por fim, li sobre pessoas que gostam, e muito, do livro, tendo-o como um dos mais queridos de suas vidas, portanto, gosto é gosto, talvez vocês possa gostar e se interessar. De qualquer modo, antes do lançamento do filme, deixo a dica!

Você pode adquirir os livros no site da Amazon, basta clicar nas imagens abaixo:
:  
Deus abençoe a todos!
Pr. Luiz Miguel


Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito como se desenvolve a história. O filme é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Chris Pine fez um excelente trabalho, seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Mulher Maravilha é um dos seus filmes mais recentes dele, é maravilhoso! Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. É uma história sobre sacrifício, empoderamento feminino e um sutil lembrete para nós, humanos, do que somos capazes de fazer uns com os outros. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. É um dos melhores heróis da DC gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos, se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam a emoção que sentiram. Eu gosto da forma em que ela esta contada, faz a historia muito mais interessante. Gal Gadot é ótima porque mostrou com perfeição a jornada de uma deusa, uma guerreira e uma mulher. Ela e Chris Pine são uma mistura perfeita. Eu recomendo!