segunda-feira, 3 de abril de 2017

Jesus em Primeiro Lugar! A vida e o Exemplo de Eric Liddell

                             

Eric Liddell correndo
Sábado, dia primeiro de abril de 2017, em nosso Clube Bíblico com as crianças, tivemos um tempo especial para assistir o desenho animado cristão da coleção "Heróis da Fé" que conta a história de Eric Liddell, um missionário escocês que deu sua vida para pregar o amor de Cristo ao chineses.

Crianças que aprenderam sobre Eric Liddell
E apesar de ser uma história que gosto e admiro muito, ainda não tinha assistido a desenho, o que tornou a experiência mais especial. Fiquei muito emocionado e desafiado ao ver alguns novos detalhes da vida deste humilde servo do Senhor. 

Determinada parte de sua vida é retratada no famoso e excelente filme "Carruagens de Fogo", vencedor de quatro Oscar, incluindo "melhor Filme" em 1982. Este já assisti e recomendo fortemente. Sua música tema é bem famosa e se tornou uma espécie de "hino" das corridas e maratonas. O desenho animado acima citado, vai além deste filme, focando mais no trabalho de Liddell como missionário na China após abandonar a carreira esportiva. 

Eric Henry Liddell nasceu em Tianjin na China no dia 16 de Janeiro de 1902. Era filho de
missionários presbiterianos escoceses que serviam no país asiático e, desde a infância, gostava muito de correr.

desenho animado que conta sua história
Ainda na infância, foi enviado a Londres para estudar, enquanto seus pais continuaram na China
como missionários. Na universidade, se envolveu com o atletismo e se tornou um grande corredor, dono de um estilo, no mínimo, estranho para os padrões comuns. Corria com a cabeça para trás.

Se classificou para as Olimpíadas de 1924 em Paris representando a Grã-Bretanha, para competir nas provas de 100 e 200 metros, na segunda, ganhou a medalha de bronze e na primeira, que era sua especialidade, não correu, chocando o mundo na época, especialmente sua nação, pelo fato de a corrida eliminatória ser num domingo e, por ser o "Dia do Senhor", em nenhum momento pensou em correr, pelo contrário, foi ao culto em Paris.

Filme vencedor do Oscar em 1982
Chamado de traidor, pressionado e ofendido de várias, permaneceu firme em suas convicções bíblicas e acabou substituindo sua prova pela dos 400 metros, que não era sua especialidade e, nesta ganhou a medalha de ouro, batendo o recorde mundial da época, com o tempo de 47.6 segundos.

Após os jogos, recebendo seu diploma universitário, desistiu da carreira de atleta e voltou à China como missionário. Foi ordenado pastor e se casou com Florence Mackenzie, com quem teve 3 filhos.

Devido a Segunda Guerra Mundial, a China se tornou um local muito perigoso durante as décadas de 1930 e 1940 em razão da invasão japonesas e dos constantes ataques. Liddell enviou sua esposa e filhas ao Canadá e permaneceu servindo ao Senhor, pregando o evangelho, ajudando os doentes chineses, bem como as vítimas da guerra.
Eric Liddell

Por fim, em 1943, foi levado à um campo de concentração junto com outros estrangeiros e, ali, continuou servindo como lider da comunidade, pregando, ensinando e ajudando os idosos e crianças. Mesmo tendo sido negociada, pelo próprio primeiro ministro britânico, Winston Churchill, uma troca de prisioneiros, Liddell se recusou partir, dando seu lugar a uma mulher grávida.

Faleceu no ano de 1945 em Weixian, devido a um tumor cerebral e um surto de febre tifóide, deixando-nos um legado de amor a Deus, das verdadeiras prioridades e do que é ser um cristão e um missionário.

História da APEC
Hoje, os crentes perderam suas convicções, poucos guardam o dia do Senhor com o zelo de Liddell e, muito menos, se entregam como missionários. Amam este mundo, sua glória e seus prazeres passageiros, enquanto milhões morrem sem conhecer a Jesus e a eternidade se aproxima.

Nestes dias precisamos olhar para Eric Liddell e outros cristãos do passado e do presente que, como
ele, refletiram e refletem a Jesus com suas vidas, viveram e vivem como peregrinos, trabalharam e trabalham pelo que é eterno e agora, ou muito em breve, receberam e receberão não uma medalha olímpica, mas a coroa da justiça e os galardões eternos no céu.

Infelizmente não encontrei nenhum livro sobre Eric Liddell em português, apenas uma história da APEC para crianças chamada "Seu Melhor Para Deus" em uma única lição. Espero que, um dia tenhamos algum material mais completo e acessível em nossa língua.

Termino com uma frase de Eric Liddell citada no fim do desenho animado sobre sua vida:

"Para muitos de nós falta alguma coisa na vida, porque estamos atrás da segunda melhor coisa. Coloco diante de vocês o que encontrei de melhro; aquele que é digno de toda a nossa devoção: Jesus Cristo. Ele é o Salvador do jovem e do velho. E Ele, somente Ele, é o único que pode fazer desabrochar o melhor que há dentro de nós. Senhor, eu estou aqui."

Sigamos o exemplo deste querido irmão, ao menos um pouco, começando com nossas atitudes para com o domingo, o dia do Senhor, e também com as almas perdidas e a obra missionária em geral. que Jesus seja sempre o melhor para nós!

Deus vos abençoe!
Pr. Luiz Miguel

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Liddell
             http://www.gracaesaber.com/2012/08/liddell-missionario-e-campeao-olimpico.html

      

3 comentários:

Resenhas Cristãs disse...

Ótimo artigo. Realmente poucos se preocupam em guardar o dia do Senhor. Muitos vão ao shopping, não vão mais à EBD e ficam em cada vendo televisão.
Adorei a minibiografia de Liddell. Parabéns!

emerson disse...

Parabéns excelente!!

Unknown disse...

EU FICO SEM PALAVRAS E MTO EMOCIONADO DIANTE DESSA HISTÓRIA, ELE NAO SOMENTE FOI UM ATLETA COMUM MAIS UM ATLETA DE CRISTO, DEIXOU DE CORRE PARA MUNDO PARA CORRE PRA CRISTO. GLÓRIAS A DEUS PPELA VIDA DE ERIC.