quinta-feira, 4 de maio de 2017

A Situação Atual do Brasil, C.S. Lewis e a Missão do Estado

Observando a situação atual do nosso amado país, só podemos lamentar, orar para o Deus que pode todas as coisas e procurar, com todo empenho, viver de forma correta, justa, buscando o bem do próximo e, acima de tudo, a glória de Deus.

Não somente a corrupção e os escândalos nos deixam chocados, mas também a violência como fruto disso direta, ou indiretamente. A população tem medo, sofre, parece não haver esperança e a insegurança é geral, tanto em casa, quanto no trabalho, nas ruas e escolas.

Pensando nisso, lembro de um texto de C.S.Lewis sobre a missão e razão do Estado, em seu livro "Cristianismo Puro e Simples" o qual transcrevo abaixo: 

"É fácil pensar que a Igreja tem vários objetivos: educação, construção, missões, assistência social, assim como é fácil pensar que o estado tem muitos objetivos diferentes: o militar, o político, o econômico, e não sei mais o que. Mas em certo sentido as coisas são bem mais simples. O estado existe simplesmente para promover e proteger a felicidade comum dos homens nesta vida. Um homem e sua mulher conversando livremente, uma dupla de amigos jogando uma partida de tênis num clube, um homem plantando num jardim que é seu, eis aí a razão da existência do estado. E todas as leis, câmaras de deputados, exércitos, tribunais, polícias etc., se não estão contribuindo para aumentar, prolongar e proteger esses momentos, são simplesmente uma perda de tempo."

Oremos para que o Senhor, Aquele que tem o coração dos reis em suas mãos (Provérbios 21.1), incline o dos nossos governantes para o propósito para o qual existem e que o povo brasileiro encontre, pela fé em Jesus, o consolo, a segurança e a alegria, que só Ele pode nos dar.

Que o Senhor tenha misericórdia de nossa nação!
Pr. Luiz Miguel 

Um comentário:

Resenhas Cristãs disse...

Ótima reflexão. O texto de Lewis combinou muito com a reflexão. Está aí um clássico que ainda não li, mas que agora me deu vontade!