quinta-feira, 25 de março de 2021

Superbook - Um excelente anime sobre as histórias da Bíblia

Os animes (desenhos animados japoneses) fazem parte da cultura pop atual e é quase impossível uma criança ou adolescente que não assista ou acompanhe algum. Muitas vezes, especialmente os cristãos, temem o contato dos filhos com estes desenhos e, na maioria das vezes, com razão, devido a violência extrema e barata, a imoralidade ou temáticas demoníacas. Contudo, anime é um "estilo" de animação e existem bons animes nos mais variados temas, inclusive sobre as histórias da Bíblia e um deles, chamado Superbook, que já possui duas versões, é mais do que especial e é sobre ele que vou falar agora.

Superbook - ou Superlivro - é um anime produzido pela empresa Tatsunoko no Japão em conjunto com a Christian Broadcasting Network dos Estados Unidos. Foi ao ar entre os anos de 1981 e 1983 e possui cinquenta e dois episódios. Foi transmitida em vários países do mundo e, apesar da pouca divulgação, inclusive no Brasil em redes como SBT, Record, Rede Vida (onde conheci a série), Rede Gênesis, Ulbra TV e TV Novo Tempo.

Na série um garoto chamado Chris, sua amiga Joy e um robô chamado Gizmo encontram o Superlivro (A Bíblia, que dá nome a série) e, através dela, viajam no tempo, aos acontecimentos bíblicos do Antigo e Novo Testamento. O robozinho é como um mascote e auxilia as crianças com informações detalhadas sobre a história, a geografia e outras questões do evento em que se encontram. 



Os três interagem com as histórias bíblicas, que são retratadas de modo bem fiel as Escrituras sagradas e ficam conhecendo a Palavra de Deus, aplicando as lições aprendidas em suas vidas e problemas diários. Sempre há alguma lição espiritual e moral nos episódios. A idéia das crianças entrarem na Bíblia pode ser entendida de modo literal como uma viagem no tempo ou de maneira alegórica, como se, ao ler as passagens, sentissem-se dentro de suas páginas.



A qualidade da animação, para a época, é muito boa e a dublagem brasileira, como sempre, excelente. O desenho é gostoso de assistir e serve, com certeza, como uma ótima ferramento para introduzir as crianças no conhecimento das belas, reais e maravilhosas histórias bíblicas.

Recentemente uma nova versão foi produzida toda em computação gráfica e a qualidade da animação 3D é excelente. Esta releitura do anime é bem dinâmica e animada, mas mantém a essência do anterior e a mesma fidelidade aos textos bíblicos. Esta versão foi transmitida aqui no Brasil pelo SBT. 


Superbook tem canal oficial no YouTube e uma página no Facebook com os episódios gratuitos. Ambas são excelentes e muito bem feitas, agradáveis de assistir e retratam fielmente as histórias bíblicas, incluindo momentos que, em outras mídias, são excluídos.

Enfim, é bem legal ver uma animação que coloca as crianças dentro da Palavra de Deus e é exatamente isso que a Bíblia faz quando lemos, nós vivemos seu conteúdo, ela nos transforma e toca nossas corações e nos leva até Jesus, o único a amado Salvador. ♥️📖✝️



Fica a dica de um entretenimento de qualidade para as nossas crianças e para os adultos também, porque não?!

Deus abençoe a todos!

Pr. Luiz Miguel

Nenhum comentário: