sábado, 30 de outubro de 2010

Evangelismo, missões e tecnologia


Hoje de manhã, no clube bíblico para as crianças, Débora terminou de contar a história de William Carey, destemido missionário do Senhor na Índia, há muitos anos atrás.
Como nas outras partes da história, eu era um dos mais atentos... hehehe, (pois gosto muito das histórias dos missionários do passado, elas me inspiram e me desafiam a continuar), mas algo se destacou acima do resto:
* Em determinado momento de seu ministério, após traduzir a Bíblia para o bêngales (um dos idiomas indianos), William entregava a Bíblia para pessoas que soubesse ler para que as mesmas lessem o livro de Deus para seus familiares, amigos e vizinhos. Por mais incrível que possa parecer, e provando o poder da Palavra do Senhor, várias pessoas se converteram a Cristo apenas ouvindo a leitura que, em média, durava vários anos.
Entretanto, até aqui tudo bem, Deus é Soberano, Sua Palavra é Viva e Eficaz, a Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, etc, entretanto, me chamou a atenção o fato de que os indianos, mesmo tendo suas religiões, paravam para ouvir a leitura de um livro que falava de um outro "Deus" além dos que eles possuíam. E ficavam ali por horas, apenas ouvindo, dia após dia, semana após semana, mês após mês e ano após ano. Algo inimaginável para mim.
Não que eu ache a Palavra de Deus tediosa, pelo contrário, entretanto, na realidade em que vivemos, não consigo imaginar um grupo de pessoas reunida apenas ouvindo a leitura de um livro, ainda mais da Bíblia (alvo de inúmeros preconceitos tolos por parte dos incrédulos).
Como missionário, prego o evangelho e ensino a Bíblia várias vezes e de várias maneiras, exponho o texto, dou aulas, cantamos os salmos, desenho as histórias bíblicas, usamos visuais infantis, assistimos filmes bíblicos, usamos Power Point e DataShow e por ai vai, tudo para tentar chamar a atenção do povo para a maravilhosa mensagem do amor de Deus através de Seu Filho Jesus. Mas nada... poucos se interessam, muito nem sequer querem ouvir e, por mais dinâmico que a apresentação do evangelho seja, boa parte das pessoas não se interessam, nem um pouco, em parar e ouvir. Triste realidade! Mas o que tem a ver o tecnologia do título?
Bem, ainda durante a história, pensei no quanto nossa sociedade ocidental e moderna é viciada em tecnologia, são novidades fantásticas a cada dia, o que motiva as pessoas a não se acostumarem com nada, a não ter concentração, a não saber parar e ouvir, muito menos prestar atenção. Algo terrível para os pregadores do evangelho (eu que o diga...).

Já li e ouvi muitos comentários de que a tecnologia é boa para a propagação do Evangelho, tais como televisão, música e internet, porém, na prática, tenho visto o contrário, estas supostas ferramentas, tem sido usadas mais por satanás para atrapalhar a vida das pessoas, confundi-las e afastá-las ainda mais de Jesus.
Sei que Deus usa tudo e podemos fazer uso dessas coisas quando estiverem ao nosso alcance, mas imagino como seria bom, se tivéssemos menos "inutilidades tecnológicas" para perder tempo e parássemos mais para ouvir a Leitura da Palavra do nosso Deus, se o povo não tivesse tantas "novidades" para se ocuparem e parassem, mesmo que por curiosidade, para ouvir os verdadeiros pregadores do Evangelho, em toda a sua simplicidade e profundidade, talvez, como no passado, mais almas seriam salvas para Cristo e mais perto de Deus, nós crentes, estaríamos.
Creio que vale a nossa reflexão!

Obs: A Vida de William Carey é um exemplo, caso não conheçam sua história, procurem saber mais, existem livros, histórias infantis e até filmes (olha a tecnologia aqui de novo...hehe) que nos contam um pouco mais da vida e da obra deste servo do Senhor.

Nenhum comentário: