domingo, 30 de março de 2014

Novo Filme sobre Noé - Uma Reflexão - ATUALIZADO

  No próximo dia 3 de abril estréia nos cinemas brasileiros o filme "Noé", um épico com temática bíblica estrelado pelo grande ator Russel Crowe (o qual, inclusive, esteve recentemente no Brasil para promover este filme)

Decidi falar sobre este filme pois, desde o seu anúncio e, principalmente após os primeiros vídeos e trailers, fiquei muito interessado em saber o que estava por trás desta nova superprodução de Hollywood, a primeira de uma leva de superproduções com temática bíblico-religiosa, vem por aí, veremos Moisés, Jesus, Ben-Hur, dentre outros.

O fato é que, mesmo antes de sua estréia, o filme já está cercado de polêmicas, tais como a proibição em alguns países islâmicos e ao grande contraste nas reações do povo no ocidente, incluindo o Brasil, desde um grande interesse por retratar uma história bíblica com a esperança de que, com isso, o filme "evangelize" muita gente, até o completo desprezo por ser uma história que deturpa as Escrituras Sagradas, o que leva a campanhas para que os crentes não assistam ao filme.

Diante de tudo isso, gostaria de dar minha opinião sobre tais fatos, pois o assunto me foi de grande interesse e fez com que pesquisa-se um pouco a questão.

Primeiramente, assim como "A Paixão de Cristo", "As Crônicas de Nárnia" e outros filmes chamados "cristãos", "Noé" é um filme de Hollywwod, portanto, seu primeiro objetivo é o entretenimento e o lucro financeiro. O filme é produzido por descrentes e pessoas sem nenhum interesse em Deus e Sua Palavra, sendo que, muitos destes, são pessoas que se engajam em causas completamente contrárias a Deus e Sua Palavra. 

Capa da HQ na qual o filme é baseado
O filme é dirigido, produzido e escrito por Darren Aronofsky, famoso diretor conhecido por filmes como "O Lutador" e "Cisne Negro", o qual deixou claro que não considera a história de Noé uma história religiosa, mas sim uma ótima fábula. Portanto, não tem como esperarmos uma versão fiel ao Antigo Testamento.

Outra coisa que poucos sabem, é que o filme não é baseado diretamente da história Bíblica de Noé, mas sim de uma HQ (história em quadrinhos) que o próprio Darren publicou anos atrás, baseada em idéias assustadora que teve sobre o relato bíblico do dilúvio quando ainda era criança. Na HQ temos um mundo pós-apocalíptico estilo "Mad Max", anjos caídos com seis braços, um Matusalém que parece o "Mestre dos Magos", muita violência e uma forte ênfase na preservação ambiental (algo que o diretor disse ser fundamental na história do dilúvio no seu ponto de vista). Dei uma olhada na revista pela internet e achei interessante, não retrata fielmente a história bíblica como um todo, sendo, na verdade, uma grande ficção tendo o dilúvio como pano de fundo. A única coisa que realmente gostei é que a história retrata um mundo perverso e depravado, muito mais próximo do que a Bíblia nos diz do que a maioria das histórias de Noé que vemos nos desenhos e revistas para crianças, inclusive em material para Escola Dominical e Culto Infantil.

Não há dúvida de que será um bom filme, com excelentes atores, ótimos efeitos especiais, algumas pitadas da Bíblia (como, por exemplo, as fontes subterrâneas de águas se abrindo e jorrando água para toda lado - gostei demais disso no trailer), muita ação e fantasia, mas só isso.

Não adiante esperarmos nada mais e nem nos decepcionarmos depois por não ser fiel a Palavra de Deus, pois não é e não será, o diretor á deixou isso claro. Se assistirmos (como provavelmente farei), será apenas por curiosidade, não para edificação ou crescimento espiritual. Se pensarmos assim iremos nos decepcionar, ficarmos muito tristes ou até com raiva (tal foi minha reação quando vi um outro filme sobre Noé que passava no SBT, tenho ladrões querendo roubar a arca, Sodoma e Gomorra no mesmo contexto e muitas outras loucuras que tornavam o filme mais uma comédia do que um relato bíblico).

Se quisermos algo fiel a Bíblia e, realmente, útil e evangelístico, recomendo o documentário "Noah And The Last Days" produzido por Ray Confort, um evangelista estadunidense que produz excelentes filmes sobre a Palavra de Deus e assuntos polêmicos como aborto, nazismo, dentre outros. Aqui está o link: Noah and the last days (por enquanto só em Inglês, mas logo sai legendado no Youtube como os demais vídeos dele).

Por fim, nada melhor do que olharmos para a própria Palavra de Deus para conhecermos as verdadeiras histórias e aquilo que o Senhor quis nos revelar. Se quisermos saber sobre Noé e o dilúvio, leiamos o relato de Gênesis e os comentários dos escritores do Novo Testamento e aprendamos que Deus odeia e castiga o pecado, que provê a salvação por Sua Graça, que Noé foi um homem de fé e que, tal qual a Arca era o único meio de Salvação para Noé e sua família, Jesus é o único que pode salvar-nos do pecado, da morte, do inferno, enfim, da ira de Deus.

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." Hebreus 11:7

Que Deus abençoe a todos!

     
Atualização: Dias após a estréia do filme alguns textos sobre ele foram publicados na internet. Dentre eles, destaco dois que esclarecem MUITA coisa sobre a origem, propósito e conteúdo da obra:
1º - A Cabala e o Gnosticismo judaico como fonte da visão espiritual do filme: "Noé, o Show de Caballa que quase ninguém percebeu"
2º - A Foco ambientalista do filme Noé: Noé - a Bíblia encontra o ambientalista

3 comentários:

Jackson Douglas de Azevedo disse...

nunca podemos esperar em algo vindo, especialmente de Hollywood, como uma ferramenta de evangeliuzacao em massa. muito bem escrito Miguel.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É verdade Jackson e, além do mais, não basta os tantos objetivos escusos dos produtores de Hollywood, eles também querem, com certeza, banalizar e ridicularizar a Palavra de Deus, tornando as histórias bíblicas em meros "contos de Fadas", lendas ou ficção. Isso é muito triste, temos que estar alertas. É isso ai, forte abraço para toda família!