sexta-feira, 24 de março de 2017

Dica de Livro: "Discipulado" de Dietrich Bonhoeffer



Hoje conclui a leitura  de um dos quatro livros que ganhei recentemente em sorteios do Facebook e esta obra é mais que especial:"Discipulado", escrito em 1937 pelo teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer e publicado pela editora Mundo Cristão. 

Um dos livros que mais queria ler e que estava em minha lista para adquirir quando tivesse a oportunidade. Deus me abençoou dando-me de presente, então comecei logo a leitura e foi muito edificante.

O livro é muito atual e profundo sobre o que é ser um seguidor de Jesus, o que o autor chama de discipulado e dá uma análise muito profunda, esclarecedora e impactante do "Sermão do Monte", bem como de outros textos sobre o que é seguir a Jesus.

No início a leitura é um pouco difícil, demora um tempo até pegarmos a ideia do autor, depois se torna fácil, mas sempre profundo. As vezes, é necessário voltar para entender melhor sua linha de raciocínio. Com certeza é um livro para se ler mais de uma vez, o que pretendo fazer quando tiver oportunidade.

Dietrich nos desafia a não brincarmos de cristãos, a não banalizarmos a graça de Deus, o que ele chama de "Graça barata" e a vivermos, com toda dedicação, o discipulado de Jesus, ou seja, seu chamado para segui-lo. 

Capa do filme
Contrário ao nazismo, Bonhoeffer foi preso em 1943 pois se envolveu numa trama para assassinar Hittler e foi morto por enforcamento no dia 9 de abril de 1945 na cidade de Berlim.

Depois desta leitura me motivei a ler mais de e sobre Dietrich Bonhoeffer. Existem outros livros dele em português e um filme lançado pela COMEV em 1999 chamado "Bonhoeffer - O Agente da Graça", que ainda não assisti, mas espero fazê-lo em breve. 

Que o Senhor Jesus nos ajude a sermos discípulos verdadeiros, que o seguem de coração e o obedecem com toda a vida. Dobre isso Bonhoeffer disse:

"O chamado é feito e, de imediato, aquele que o ouviu obedece. A resposta do discípulos não é uma confissão oral da fé em Jesus, mas um ato de obediência." pg 32

Você pode adquirir o livro nos clicando nas imagens abaixo:
 
Deus abençoe a todos!
Pr. Luiz Miguel

2 comentários:

Pri de Luz disse...

Tudo que já li do Dietrich Bonhoeffer até hoje me impactou. Ainda não conhecia esse livro, mas adicionarei à minha lista de desejados no Skoob... Obrigada pela indicação e parabéns pela resenha. Agora que já cliquei para seguir seu blog, passarei por aqui de vez em quando ;)

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmã Priscila. Realmente a vida e a obra dele são muito impactantes e edificantes. Este livro é muito especial, tenho certeza que irá gostar. Obrigado pela visita ao blog. Deus lhe abençoe!