terça-feira, 25 de abril de 2017

O Que Fazer Quando Não Sabemos o Que Fazer?

"Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer, porém os nossos olhos estão postos em ti." 
2 Crônicas 20.12

Existem situações em nossas vidas que nos deixam perdidos, confusos, sem chão, literalmente “sem saber o que fazer”. Nessas horas, o que fazer?

Em 2 Crônicas 20.1-30 vemos Josafá, um bom rei de Judá, fiel e temente a Deus, passando por uma situação na qual “não sabia o que fazer” (v12), ficou com medo, MUITO medo. O que este acontecimento pode nos ensinar?

1) Continuar Fazendo o que SABEMOS que temos que fazer: 
*Continuar vivendo, manter a nossa rotina e cumprir com todas as nossas responsabilidades. Josafá continuou agindo como homem, assumiu sua posição como rei e manteve-se firme apesar da dúvida e do medo.
*Não podemos nos desesperar ou entrar em depressão, mas respirar, parar, nos acalmarmos, não pecar, blasfemar, desistir ou tentar resolver da nossa maneira, mas OLHAR para cima, para o Senhor e confiar Nele, que é justamente o segundo passo:

2) Olhar para o Senhor, ou seja, Confiar Nele – v12 e 20: Mesmo com medo e sem saber o que fazer, Josafá...
a) Buscou ao Senhor continuamente – v3
b) Apregoou um jejum ao povo – v3: Oração
c) Reuniu todo o povo para buscar ao Senhor – v4 e 13: sua oração é detalhada nos versículos 5-12, uma oração profunda, cheia de conhecimento da pessoa de Deus e de Sua Palavra, modelo para nossas orações.
d) Adorou o Senhor junto com o povo – v18-19, 21-22
e) Agradeceu, junto com o povo, ao Senhor pela vitória – v26-30
*Deus é MAIOR que todo e qualquer problema que enfrentamos, maior que todo e qualquer inimigo que nos ameaça e aflige, maior que toda e qualquer tribulação, que toda e qualquer dúvida.
*Para Ele não há impossíveis!
*Ele É a solução para TUDO! Josafá sabia disso, orou baseado nisso e confiou nesse Deus maravilhoso. Esta deve ser a nossa certeza quando não sabemos o que fazer.


Conclusão: Não sabe o que fazer neste momento da sua vida? Continue! Olhe para Cristo, olhe para o Senhor, confie Nele, Ele é a solução. Que Deus nos abençoe!
Pr. Luiz Miguel


2 comentários:

Unknown disse...

A paz, amados. Um ótimo texto motivador para seguirmos Fieis a palavra de Deus.

(Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.)Salmos 37:5

Que Deus possa estar a nossa frente em tudo que possamos fazer.

Abraços.

James Pissi (PIB- Monte Mor)

Luiz Miguel de Souza Gianeli disse...

Olá irmão James. Obrigado por acompanhar. Que nosso bondoso Deus nos ajude nesta gloriosa caminhada. Um forte abraço para toda família e Igreja! Pr. Luiz Miguel