terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Breve Reflexão Sobre o Ministério com Crianças

Crianças de Vargem Bonita em nossa EBF 
Como já relatado aqui, na última semana realizamos um EBF (Escola Bíblica de Férias) para as crianças de 4 a 12 anos da cidade de Vargem Bonita.

Foi uma semana maravilhosa, entretanto, ao mesmo tempo, muito exaustiva, pois a programação de uma EBF e as crianças que dela participam, exigem de nós muito tempo, esforço e atenção.

Ainda não paramos por aqui, dia 2 de março recomeçaremos o "Clube Bíblico Boas Novas", programa infantil realizado todos os sábados e, já estamos planejando e orando por uma segunda EBF no meio do ano, desta vez na cidade de Piumhi onde estamos inciando uma nova igreja.

Devido a isso, podemos entender a razão pela qual muitas igrejas estão deixando de lado programações como EBFs, Clubes bíblicos ou, em alguns casos, qualquer tipo de ministério com crianças, e é bem simples: ministério infantil DÁ MUITO TRABALHO!

Primeiramente o esforço físico, pois programações com as crianças exigem movimento, brincadeiras, gestos, atividades e muita animação, caso contrário, elas irão preferir assistir o Patati-Patatá na televisão.

Depois disso vem os gastos financeiros: balas, doces e, principalmente os recursos visuais e matriais didáticos custam muito. Podemos conferir nas editoras evangélicas que os visuais para histórias bíblicas e missionárias estão entre os produtos mais caros a venda. E não adianta, se não tivermos visuais chamativos, as crianças não darão atenção às nossas histórias. Além disso, crianças não trazem retorno financeiro a igreja, não dão dízimos ou ofertas, humanamente falando: não compensa...

Por fim (dentre tantas outras coisas que não vem ao caso agora), existe a atenção, paciência e amor que precisamos ter com os pequeninos. Muitos deles, se não a grande maioria, vem de lares desestruturados, famílias divididas, sem qualquer temor, ou mesmo, conhecimento de Deus. algumas crianças são difíceis de lidar e outras, mais educadas, são orgulhosas demais para reconhecer que são pecadoras e necessitadas de Cristo e do Evangelho. Além do mais, os frutos são demorados, vêm com o tempo e cabem só a Deus, normalmente não temos esta paciência, queremos tudo na hora (o que é errado).

Sei que muitos ainda lutam para trabalhar com as crianças, ministérios como APEC e OANSE, dentre outros, são grandes exemplos de qualidade, além de missionários e igrejas pequenas que se sacrificam por isso, porém, é visível que muitas igrejas tem abandonado o ministério infantil pelas razões dadas acima e por outras. Mas isso é triste, lamentável e pecaminoso.

Jesus disse: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus" (Marcos 10.14) - Portanto, temos que levar as crianças até ele, nos esforçarmos para isso, gastar nossas forças, dinheiro e tempo para isso e não impedi-las de conhecerem o Salvador e serem abençoadas por ele.

Creio que uma visão correta das coisas, uma compreensão do valor da alma de uma criança, um entendimento certo de frutos espirituais e do poder do evangelho (ao invés de compreensões modernas e empresariais de administração da igreja), muita oração, disposição, sacrifício, prioridades eterna e espirituais, criatividade e a administração saudável do tempo, podemo SIM, realizar um excelente trabalho na evangelização e discipulado das crianças.

Temos lutado por isso aqui em Vargem Bonita e, mais recentemente em Piumhi, e pedimos que orem por nós e que, caso você ou sua igreja, tenham deixado de lado este ministério tão maravilhoso, repensem sobre esta atitude e voltem a se dedicar em levar os pequeninos até Jesus e, pela graça de Deus e pelo poder do Seu espírito, possamos ver, mesmo que a longo prazo, um novo "Samuel", ou "Davi", ou "João Batista", ou "Timóteo", que desde a infância conheciam a Palavra de Deus, cresciam em estatura e graça diante de Deus e dos homens e, na vida adulta, refletiram a glória de Deus ao mundo, servindo fielmente ao Senhor.

Deus nos abençoe nesta maravilhosa tarefa!

Pr. Luiz Miguel de Souza Gianeli


Um comentário:

Anônimo disse...

Deus precisa delas para derramar seu Espírito como diz na profecia de Joel para os últimos dias. Na minha opinião, Ele está felicíssimo por este trabalho maravilhoso!! Que Ele os abençoe ainda mais.

Edinei.