sexta-feira, 4 de julho de 2014

E a Copa do Mundo?

Pois bem, hoje teremos mais um jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, já são as quartas de final e, em breve, a maior competição de futebol do mundo chegará ao fim. Por isso resolvi escrever alguns pensamentos que têm passado em minha mente durante os últimos dias.

É impossível ficar indiferente a Copa do Mundo, o tempo todo e em todos os lugares as pessoas só falam nisso. Telejornais, Facebook e outras mídias ocupam maior parte com este assunto, nas ruas as pessoas se vestem com a camisa da seleção como nunca antes e todos os comércios ficam cheios de bandeiras do Brasil e bandeirolas verde e amarelas.

Não me lembro de outra Copa que mexesse tanto com o povo brasileiro, e isso porque, até alguns anos atrás, eu gostava muito mais de futebol e me envolvia mais com tais eventos. Creio que por ser no Brasil exista um sentimento diferente. Mas vamos as observações:

1º - Futebol de primeira e muita comédia: Apesar de todas as polêmicas extra-campo, dentro dos gramados o que temos visto é um futebol de primeira qualidade. Jamais havia visto uma copa tão legal assim; jogos emocionantes, muitos gols, partidas equilibradas, muita raça e determinação por seleções mais fracas teoricamente mais fracas, goleiros fechando o gol, etc. Realmente, futebol de primeira, muito bom. E tem também as brincadeiras que o pessoal tem feito com situações engraçadas, mudando a letra dos hinos, destacando e exagerando certos acontecimentos, como a mordida do uruguaio Suarez, etc. Motivos de boas risadas.

2º - Dúvidas, polêmicas e vergonha: Não tem como negar, tudo o que envolveu esta copa, desde o anúncio do Brasil como país sede até a abertura foi recheado de dúvidas, polêmicas e, por fim, muita vergonha. Li que os gastos desta copa superaram os das últimas 3 copas (2002, 2006 e 2010) juntas. As acusações de corrupção, as obras incompletas ou que nem saíram do papel, o investimento de tanto dinheiro em estádios que não trarão benefícios ao país quando pensamos em longo prazo, acidentes e mortes nas obras e o descaso por parte dos políticos ou responsáveis pelas obras, as frases e afirmações absurdas de nossos governantes, a prepotência da FIFA que mostra ter maior poder que a nação brasileira, fazendo tudo o que quer, ganhando muito, mudando leis, não pagando impostos, desprezando o Brasil, ameaças de protestos e protestos reais, greves, dentre tantas outras coisas horríveis. Tudo isso levou algumas pessoas a se posicionarem contra a Copa e até a boicotarem tudo que envolva o evento. Não cheguei a este ponto, pois assisto os jogos em casa, mas, sim, estou muito triste com tanta podridão, a imagem do nosso país manchada e a corrupção cada vez maior. Sem copa continuaria assim, contudo, o evento esportivo colocou a vista muitas coisas ruins e vergonhosas. 

3º - Idolatria: Muitos têm citado a expressão "Pão e Circo" para se referirem aos efeitos da Copa sobre a população brasileira e, de certa maneira, isso acontece. Todos os problemas acima citados são esquecidos pela mídia e pelo povo durante o evento, especialmente durante os jogos do Brasil. Ninguém pensa em mais nada ou não se importa. Triste isso...

Fiquei observando também o quanto nos empolgamos com nosso país, ao ponto de cantar o hino, chorar de emoção, colocar bandeiras em todo canto, vestir as cores da seleção, torcer como doidos, amar e idolatrar determinados jogadores, e parar TUDO para assistir os jogos. Nada no mundo une tantos os brasileiros assim. Imagine se agíssemos assim com coisas que realmente importam e fazem a diferença. Realmente é difícil entender o efeito do futebol em nossas vidas, não faz sentido, não muda nada, mas continuamos a gostar, e muito. Estranho...

Além disso, vemos que cada jogo é um pretexto para festejar, mas as festas são regadas a bebedeira e imoralidade, bagunça e desrespeito, sujeira e confusão. Isso não faz sentido, torcer por nossa seleção era para ser algo bom, mas se torna pecaminoso. Fruto da depravação humana, inevitável para a natureza caída e uma luta para os remidos por Cristo. Sem sombra de dúvida posso afirmar: O Futebol é uma idolatria, uma grande idolatria, uma das maiores do nosso tempo, e não só no Brasil, mas no mundo todo.

Livreto que temos entregado em Piumhi-MG
4º - Oportunidade para Evangelizar: A alegria cerca a copa do mundo, a amizade entre as pessoas e povos (ao menos durante o evento ou os jogos) torna as pessoas abertas a muitas coisas, inclusive para ouvir a Palavra de Deus e o Evangelho de Jesus Cristo, além disso, devido aos jogos e comemorações muitas pessoas se encontram reunidas e isso regularmente. Sendo assim, temos a nossa frente uma ótima oportunidade para evangelizar ou, no mínimo, entregar folhetos ou boa literatura às pessoas. Muitas igrejas, grupos de irmãos, missões, editoras ou irmãos individualmente têm aproveitado tal oportunidade. Tenho visto várias fotos no Facebook de irmãos fazendo isso nas proximidades dos estádios (apesar das proibições tolas da FIFA que querem impedir tal atividade) ou em suas próprias cidades.

livreto da Editora Batista Regular
Até aqui em Piumhi temos feito isso, pois ganhamos do Pr. Bruno da Igreja Batista Independente em Formiga algumas caixas com um livreto evangelístico chamado :"Vitória 2014" que contém uma mensagem evangelística, o livro bíblico de Romanos e a mesma mensagem em outros 12 idiomas. As pessoas aceitam prontamente, e assim, vamos espalhando a verdeira mensagem de paz e alegria a todos os povos: Jesus.

Independente de como termine a copa e dos resultados bons ou ruins que ela trará, temos uma certeza, a verdeira e terna vitória só encontramos NEle, o Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Deus abençoe a todos!

Pr. Luiz Miguel

 

Nenhum comentário: