terça-feira, 9 de julho de 2019

Livro GAMER de Ítalo Chianca

Há uns dois anos, mais ou menos, descobri, meio que por acaso, os livros de crônicas do escritor e jogador potiguar Ítalo Chianca. Eram histórias simples, memórias da infância e adolescência relacionadas aos videogames, as locadoras, aos amigos, os familiares e todos as boas lembranças que estes momentos lhe proporcionaram.

Ítalo foi o pioneiro neste tema aqui no Brasil, tendo coragem de tratar de um tema, até então inexplorado e, de certo modo, tratado como "coisa de criança" ou sem valor. Ele provou o contrário, inspirando outros autores como o Marcus Vinícius Garrett Chiado, eu e, mais recentemente, o Rodrigo Reche e o Abraão Lopes que também se preparam para publicar suas crônicas. Na primeira vez que vi um de seus livros, no perfil do Skoob de meu amigo Natanael Amorim, aquilo saltou da tela e, imediatamente pensei: "Um brasileiro escrevendo sobre games... Que legal!!! Preciso ler isto."

E não deu outra, fiquei encantado com aquelas crônicas e fiz uma viagem imediata a minha própria infância. As semelhanças eram tantas que as lembranças fluiam naturalmente. Foram momentos bem agradáveis  e especiais. Como os livros eram gratuitos, li um atrás do outro: Game Chronicles (junto de outros autores), Os videogames e eu - Crônicas de um jogador, Videogame Locadora e Papo de Locadora. Imergi tanto nos livros que comecei a pensar em registrar minhas próprias crônicas retrogamers, o que, hoje, já é uma realidade.

Algum tempo depois conheci o Ítalo nas redes sociais e comecei um contato com ele, inclusive perguntando se escreveria um prefácio de meu "provável" futuro livro, o que aceitou prontamente.

Neste período ele anunciou sua obra definitiva, o livro GAMER, que seria uma espécie de celebração de suas crônicas, unindo num único volume todas as histórias registradas nos livros anteriores mais quinze inéditas.
O autor Ítalo Chianca
Adquiri o livro no lançamento e recebi o volume autografado pelo autor. São 300 páginas de conteúdo, com 49 crônicas, tudo apresentado numa capa muito bem desenhada, retratando o autor, em sua infância, jogando videogame. A edição é do próprio autor, publicada pelo site de auto publicação, Clube de Autores.

A escrita de Ítalo é muito divertida e agradável, fazendo as histórias ganharem vida e tirarem sorrisos de lembranças nostálgicas. Os acontecimentos são simples, coisas do dia a dia de quem cresceu nos anos 90. Na época, era só um dia após o outro, mas hoje são lembranças nostálgicas, divertidas e especiais. É incrível como São José do Seridó/RN e suas pequenas locadoras, bem como Ítalo, sua família e seus amigos, pareciam comigo, minha família, meus amigos e a cidade de Caçapava/SP onde vivi. Uma experiência especial que, hoje, vários leitores compartilham comigo ao ler o meu livro "Muito Além dos Videogames". A maneira de Ítalo contar suas histórias é tão boa que parecia que eu conhecia o senhor Tadeu da locadora e seus amigos Juninho, Joanilson, bem como se estivesse presente com a turma jogando na locadora ou na casa dos primos na roça. Muito envolvente mesmo.

No meio das crônicas, além de tudo que cerca o uiverso dos videogames clássicos e da época de ouro das locadoras, temos histórias emocionantes, engraçadas (duas delas, em especial, me fizeram rir demais), inspiradoras, repletas de aprendizado, amizade e amadurecimento, além de um registro histórico excepcional sobre os videogames no Brasil. Muito bom mesmo!

Se você gosta de videogames, cresceu jogando um, ou se quer uma leitura leve, divertida e nostálgica, recomendo os livros do Ítalo, um grande contador de histórias, em especial, sua obra definitiva, GAMER. É um livro muito bom!

Ítalo tornou-se um de meus autores preferidos fora do contexto de Teologia/Bíblia e, infelizmente, segundo suas próprias palavras, este foi seu último livro de crônicas. Porém, ele está trabalhando numa obra infantil chamada "Turma da Locadora", que nao veja a hora de conhecer. Pois sei que vou gostar e ler para meus filhos.

Atualmente, meu livro, com prefácio do Ítalo, já vendeu 250 exemplares impressos e um razoável número e-books na Amazon, chegando, em duas ocasiões, ao primeiro lugar na categoria biografias. Agradeço a Deus e ao Ítalo por ter me inspirado a isso. Termino com um vídeo mostrando o livro GAMER em detalhes, sua ficha técnica e uma recomendação para que leia suas obras, sejam as versões digitais gratuitas no site Jogovéio ou as físicas, no Clube de Autores.

*Ficha Técnica:
- Título: GAMER
- Autor: Ítalo Chianca
- Páginas: 300
- Formato: 14x21
- Editora: Clube de Autores
- Ano: 2018
- Página no Skoob: GAMER
- Página no Clube de Autores: GAMER (Livro impresso)
- Página para download dos outros livros do Ítalo: Site Jogovéio

Então, uma boa leitura e uma excelente viagem ao passado, cheia de boas lembranças!
Deus vos abençoe!
Luiz Miguel

Nenhum comentário: